Os produtos para atividades ao ar livre – sejam recreativos, de estilo de vida ou faça você mesmo – estavam na moda em 2020, e a indústria parece estar pronta para desfrutar de outra corrida forte este ano em meio às mudanças nas atividades dos que repentinamente ficaram em casa. À medida que o inverno se transforma em primavera e depois no verão nos continentes do hemisfério norte, e os consumidores estão comprando online, categorias como jardinagem, brinquedos de quintal, equipamentos esportivos e outros estão se preparando para uma continuação forte das vendas.
Para ter certeza, existem algumas ressalvas. A logística, do chão de fábrica às lojas de varejo ou online, provavelmente continuará a ser um problema: James Loree, CEO da Stanley Black & Decker (SBD), disse aos analistas na semana passada que o estoque de ferramentas e armazenamento da empresa estava cerca de quatro semanas atrasada no nível “ideal”. Muitas empresas permanecem cautelosas e estão protegendo suas apostas com base na disponibilidade da vacina e na rapidez com que os mercados reabrem amplamente.
Mais jardineiros
Por exemplo, no Reino Unido, onde cerca de 3 milhões de novos jardineiros adotaram o hobby durante a pandemia, o fornecedor Woodlodge, que é uma nova licenciada da Royal Horticultural Society (RHS) para vasos de jardim, está expandindo drasticamente sua previsão de estoque, diz o diretor Michael Wooldridge. Mas se isso se traduz em um aumento acentuado nas vendas, depende mais dos níveis de produção e menos da demanda esperada do consumidor por produtos relacionados à jardinagem.
“Não quero perder o barco” devido ao aumento das vendas diz Wooldridge. “Mas, embora você possa colocar os pedidos em uma planilha, a realidade é que as fábricas estão ocupadas e … nem sempre podem acelerar tão rapidamente.”
O salto pode ser replicado?
Por quanto tempo a demanda vai durar em um mundo pós-pandemia não está claro. Os fornecedores que entrevistamos esperam que o mercado seja forte este ano, embora isso possa variar muito por categoria. Uma razão é que aqueles que compraram coisas como churrasqueiras de alta qualidade, cozinhas externas e móveis durante o ano passado, provavelmente não os comprarão novamente agora.
Em muitos casos, as atividades ao ar livre foram recentemente incorporadas ao estilo de vida de muitos consumidores, diz Michael Stein, diretor da Brand Capital Marketing, que representa o fornecedor de decks Trex, a marca de móveis de exterior Brown Jordan e a marca de pintura Wagner Spraytech para licenciamento. Em calçados, por exemplo, tem havido um influxo de consumidores casuais tentando preencher a lacuna de calçados entre tênis e equipamentos de desempenho profissional.
Qual será o impacto sobre os produtos ao ar livre assim que houver vacinações generalizadas “é a nova questão”, diz Wooldridge, que espera uma “calmaria” temporária no negócio de jardinagem assim que o país voltar a tirar férias. Por outro lado, Stein recua contra “uma suposição de que o crescimento exponencial nas vendas de produtos externos terá um impacto negativo em 2021 ou no (s) ano (s) seguinte (s). Isso não é algo que estamos ouvindo dos licenciados, pois eles viram muitos novos consumidores que entraram no mercado que, de outra forma, não estavam comprando e há uma demanda reprimida para fazer projetos que eles não conseguiram no ano passado. ”
Sete em cada dez (69%) consumidores em uma pesquisa recente disseram que ganharam uma apreciação renovada pela vida ao ar livre como resultado da pandemia.
Fonte: Licensing International