[Internacional]
Ninguém espera que o crescimento das vendas da indústria de brinquedos dos EUA corresponda ao aumento de 16% do ano passado (para US $ 25,1 bilhões) que foi impulsionado por dinâmicas como férias canceladas (com fundos reinvestidos em bens e outras atividades), tempo inesperado para a família e ampliação das “Olimpíadas” de quintal. Em uma semana em que Hasbro e Mattel divulgaram resultados financeiros para o trimestre de férias de 2020, o desafio é fazer previsões para o ano que vem.
O CEO da Mattel, Ynon Kreiz, disse a analistas que a empresa prevê um aumento nas vendas de um dígito médio anualmente até 2023. Ele observou que, embora os brinquedos ao ar livre, conjuntos de construção, jogos e quebra-cabeças estivessem no topo das listas de compras dos consumidores em 2020, essas categorias serão “mais desafiadas” para repetir esse desempenho este ano.
Enquanto isso, o The Wall Street Journal disse que o CEO da Hasbro, Brian Goldner “espera que as vendas de brinquedos e jogos da Hasbro cresçam mais rápido do que a indústria em geral, que ele estima algo entre 3% e 5% este ano.”
Outros são menos otimistas. Stephanie Wissink, diretora-gerente da firma de investimentos Jefferies & Co., diz que uma análise das taxas de crescimento nas últimas duas décadas implicaria em uma queda para US $ 23,1 bilhões em 2021. Existem, no entanto, algumas ressalvas significativas. Isso inclui o impacto contínuo da pandemia e mudanças na distribuição de filmes, muitos dos quais mudaram no ano passado para streaming a partir do lançamento nos cinemas, uma tendência que não mostra sinais de desaceleração, já que os cinemas não devem reabrir totalmente até pelo menos meados do ano.
A Mattel espera ganhos “fortes” nas vendas no primeiro semestre deste ano, seguidos por “comparações mais desafiadoras” no segundo semestre, disse Kreiz. Isso segue um ano em que a receita da Mattel cresceu 10% no quarto trimestre encerrado em 31 de dezembro, para US$ 1,6 bilhão – o maior aumento na receita do quarto trimestre em 15 anos – e 2% no ano, disse Kreiz.
Enquanto isso, a Hasbro vê “uma oportunidade de crescimento” este ano em produtos licenciados e não licenciados, os últimos incluem aqueles desenvolvidos para o próximo filme My Little Pony, que está previsto para ser lançado em 24 de setembro. No geral, a Hasbro tem produtos vinculados a cerca de 9 filmes principais (Ghostbusters, Venom, Spider-Man e outros) apresentando propriedade própria ou de estúdio que poderia gerar US $ 250 milhões em receita incremental este ano para a empresa, diz Gerrick Johnson, Diretor da BMO Capital Markets.
Como indicado há um ano, a Hasbro trouxe para casa certas categorias de brinquedos como Peppa Pig e PJ Masks, que haviam sido licenciadas anteriormente pela Entertainment One, que a Hasbro comprou em 2019. Cerca de 50 SKUs pré-escolares desenvolvidos pela Hasbro serão lançados no outono dos Estados Unidos.
“Teremos alguns de nossos principais licenciados [Peppa e PJ Masks] expandindo para outras categorias nas quais eles são bastante especializados”, disse Goldner. “Teremos partes de nossos negócios de produtos de consumo expandidos, bem como a presença geográfica”, agora que os grupos de desenvolvimento de produtos Hasbro e eOne foram combinados.
Tanto a Hasbro quanto a Mattel estão sendo atingidas por custos mais altos de materiais, fabricação e logística neste ano. Para a Mattel, os custos adicionais poderiam ser compensados por aumentos de preços no atacado e um plano de redução de custos que deve render $ 250 milhões em economias até 2023, começando com $ 75 milhões este ano, segundo o CFO da Mattel, Anthony DiSilvestro. Como resultado, as margens brutas da Mattel devem cair para 48,1-48,6%, de 50% no ano passado e 51% no quarto trimestre.
Fonte: Licensing International