Quase parecia intencional que a plataforma de streaming por assinatura da Disney, Disney +, foi lançada exatamente quando a pandemia do coronavírus começou a apertar seu controle sobre o Reino Unido e forçar a população mundial a entrar e sair dos locais de entretenimento de antigamente. E em apenas um curto espaço de tempo, seu impacto no mundo inteiro começou a ser reconhecido.
Steve Reece, da Kids Brands Insights, analisa mais de perto a plataforma Disney + e os movimentos que já estão sendo feitos para reformular a natureza do licenciamento de brinquedos.
A Netflix mudou muito o mundo do que antes era simplesmente chamado de “televisão”. O processo de proliferação de conteúdo que está em andamento na última década ou mais está se acelerando, à medida que os lockdowns em todo o mundo aumentaram enormemente a visualização. Em resposta, a Netflix está produzindo cada vez mais conteúdo de entretenimento. Mas, além de ocorrências ocasionais como O Gambito da Rainha, que viu as vendas de xadrez dispararem, não vimos um impacto tão grande no mercado de brinquedos.
O Disney +, é claro, muda tudo isso, porque enquanto a Netflix está repleta de conteúdo para adultos com temas adultos e não se concentra exclusivamente em um público de entretenimento familiar, Disney + é tudo sobre entretenimento familiar.
Aqueles que questionaram se esse tipo de vídeo sob demanda poderia impulsionar as vendas de mercadorias logo tiveram sua pergunta respondida com o sucesso de The Mandalorian. Logicamente, porém, se dezenas de milhões de pessoas assinam um serviço, cada parte do conteúdo deve ter em média milhões de visualizações. Quando você compara isso com a TV a cabo / satélite, que antigamente era suficiente para impulsionar as vendas de produtos licenciados, fica claro que a Disney + anuncia uma nova era brilhante para os brinquedos licenciados.
O outro efeito subestimado é o grau de imersão / obsessão que uma franquia de entretenimento cria. Existem marcas de que muitas pessoas gostam e existem marcas pelas quais algumas pessoas ficam profundamente obcecadas. A profundidade do conteúdo oferecido por meio de plataformas de VOD, o feed de gotejamento da próxima série e os hábitos de maratonar séries levam a uma imersão mais profunda e maior vínculo com as marcas de conteúdo, o que por sua vez deve impulsionar as vendas de brinquedos.
Mesmo saindo do lockdown, a visualização provavelmente permanecerá alta em relação aos níveis históricos porque o comportamento humano é habitual e os hábitos de assistir excessivamente grandes quantidades de conteúdo se tornaram profundamente enraizados.
O outro fator chave aqui é a escala. No momento em que este artigo foi escrito, a Disney + teria mais de 95 milhões de assinantes em todo o mundo. A Disney previu mais de 200m nos próximos um ou dois anos, mas o potencial pode ser muito maior, então o efeito desta plataforma só vai aumentar.
Anunciando uma nova era de licenciamento, Disney+ tem tudo para mudar o negócio de brinquedos.
Fonte: LicensingBiz