[Internacional]
A rede de cafés Starbucks manteve a primeira posição como a marca de restaurantes mais valiosa do mundo pelo quinto ano consecutivo.
De acordo com a classificação Brand Finance Restaurants 25 2021, a rede com sede em Seattle tem um valor de marca de US $ 38,4 bilhões.
A rede – que possui mais de 30 mil lojas no mundo, cerca da metade delas nos Estados Unidos – aproveitou a pandemia COVID-19 para se diferenciar ainda mais dos rivais, adaptando-se para focar na rapidez e comodidade no atendimento. Cerca de 90% de todos os pedidos nos EUA no terceiro trimestre do ano passado foram via celular.
As redes americanas dominam o ranking, conquistando os oito primeiros lugares e 20 de um total de 25.
No entanto, mais da metade das marcas na classificação deste ano da Brand Finance Restaurants 25 2021 diminuiu no valor da marca – destacando o sério impacto da pandemia na indústria de restaurantes em todo o mundo. O valor total das 25 principais marcas de restaurantes mais valiosas do mundo caiu de $ 162,1 bilhões em 2020 para $ 153,9 bilhões em 2021.
A rede de fast food Jack in the Box é a marca de restaurante de crescimento mais rápido – subindo 84% para reivindicar o 16º lugar e um valor de marca de US $ 1,7 bilhão. A marca de pizzas Papa John’s é a estreante com melhor classificação, ficando em 19º lugar.
A rede de pubs britânicos Wetherspoons é a única marca de bar ou pub no ranking, ficando em 21º lugar e mantendo seu valor de marca de US $ 1,0 bilhão.
A única outra marca britânica entre as 25 primeiras é a Costa, com a rede de cafés chegando na 15ª posição.
Enquanto isso, o McDonald’s continuou a reinar como a marca de restaurante mais forte do mundo, com uma pontuação do Índice de Força da Marca (BSI) de 86,9 em 100. O Brand Finance determina a força relativa das marcas por meio de um scorecard de balanço de métricas que avalia o investimento em marketing, familiaridade do cliente, satisfação da equipe e reputação corporativa.
“O setor de restaurantes tem mostrado notável adaptabilidade em face de circunstâncias imprevistas e desafiadoras trazidas pelo COVID-19,” comentou Richard Haigh, MD da Brand Finance. “Os esforços para voltar a focar em refeições em casa e o investimento em presença digital protegeram muitas das maiores marcas de consequências muito mais terríveis.”
“O ritmo de distribuição da vacina – especialmente nos Estados Unidos e no Reino Unido – significa que ainda há sinais de esperança para o setor de restaurantes, com muitos clientes ansiosos para voltar a se socializar e jantar juntos.”
Fonte: Licensing Source