Varejistas estão testando novos formatos

[Internacional]

Um ano após a pandemia global ter gerado falências e fechamentos de lojas, os varejistas estão lançando e expandindo formatos personalizados para o que provavelmente se tornará o novo normal.

Embora os planos de muitos varejistas estivessem provavelmente na prancheta antes da pandemia, a necessidade deles se tornou mais aguda, pois os consumidores sempre ativos começaram a fazer compras com menos frequência, mas comprando mais durante cada visita à loja. E, à medida que as lojas reabrem gradualmente em todo o mundo, os varejistas estão reduzindo os preços promocionais ao mesmo tempo em que aumentam a experiência de compra.

Instalações de recreação

Por exemplo, Dick’s Sporting Goods na próxima semana abre sua primeira Dick’s House of Sports em Victor, NY, que será tanto uma instalação de recreação quanto uma loja de varejo. Entre outras coisas, os 100.000 pés quadrados de loja terão 17.000 pés quadrados de campo de relva ao ar livre e parede de escalada. Um segundo local em Knoxville, TN está programado para ser inaugurado em maio.

Isso em adição às Terras Públicas, o esforço mais recente de Dick em um formato de varejo apenas para produtos ao ar livre, que será inaugurado em Pittsburgh, PA e Columbus, OH em agosto, em locais que anteriormente abrigavam lojas Field & Stream, a rede anterior (licenciada) de outdoor da loja. A rede também está desenvolvendo outros quatro formatos de lojas especializadas, disse a CEO Lauren Hobart a analistas na semana passada.

Conveniência sob medida no Japão

A pandemia também levou a mudanças nas lojas de conveniência no Japão, que dão aos gerentes locais mais autonomia para redesenhar as lojas para atender aos gostos e tendências locais. Por exemplo, a Seven-Eleven Japan previu que 50% dos SKUs de uma determinada loja serão provenientes da região circundante, contra 30-40% anteriores. E vai expandir o conceito para cerca de 8.000 das 20.000 lojas no próximo ano. Isso é uma mudança radical para as lojas de conveniência japonesas que há muito valorizam os formatos unificados como um sinal de eficiência.

No Reino Unido, os varejistas que mudaram com sucesso os negócios online e dominaram o marketing digital durante a pandemia “fizeram o suficiente para sobreviver”, disse Graham Saltmarsh, diretor administrativo da Licensing International UK. “Antes da pandemia, houve um aumento nas lojas pop-up no Reino Unido”, mas devido aos vários bloqueios desde “teremos que esperar para ver se isso continua”.

Entre as outras mudanças de formato:

– A icônica varejista do Reino Unido Marks & Spencer (M&S) apresentou um novo formato de 11.000 pés quadrados abastecidos com 300 produtos de alimentos e roupas, cerca de 35% a mais do que a média, disse a empresa. A loja também possui WiFi e uma mesa “click and collect” para compras online.

– A rede de artes e artesãos Michael’s está pegando emprestado um plano de jogo da Internet para redesenhar suas lojas. Está contratando os chamados “makers” (como aqueles que estão no coração de empresas de comércio eletrônico como Etsy e Café Press), como vendedores e triplicando sua variedade de marcas próprias e outros produtos para atrair esses tipos de clientes, disse o CEO Ashley Buchanan a analistas anteriormente este mês. “Em nossa comunidade de fabricantes, estamos obtendo insights sobre como melhorar nossa estratégia de entrada no mercado e melhorar nossas mensagens”, diz Buchanan. Ele também testou um “centro de inspiração” no outono passado em lojas em McKinney e Plano, TX.

– Dollar Tree abrirá “centenas” de lojas que combinam sua própria placa de identificação com a da subsidiária Family Dollar para áreas-alvo com populações de 3.000 a 4.000 pessoas. A rede abriu 50 das lojas combinadas desde o final de 2019, mas está se expandindo depois que registrou um aumento de 20% nas vendas das mesmas lojas. O formato combina o “valor e variedade” da Family Dollar com a “emoção da caça e preço fixo” da Dollar Tree, disse o CEO Gary Philbin.

Fonte: Licensing Internacional

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