A Netflix está negociando com as redes americanas de TV ViacomCBS e NBCUniversal para levar alguns de seus conteúdos originais para a TV aberta. Vale lembrar que a Viacom e a NBCU possuem seus próprios serviços de streaming. A ideia seria licenciar produções mais antigas, deixando os lançamentos para a sua própria plataforma. A Netflix acredita que as produções antigas não atraem novos assinantes, mas pode atrair novos clientes ao serem exibidos na TV aberta, além de gerar receita de licenciamento.
Essa não seria a primeira vez que isso acontece, já que a Netflix licenciou a animação Bojak Horseman para a Comedy Central da ViacomCBS em 2018. A NBCUniversal demonstrou interesse em “The Christmas Chronicles”, um filme de férias para a família, e a ViacomCBS no filme “Bird Box”.
Em 2020, a plataforma de streaming gastou mais de US$ 17 bilhões em conteúdo, porém, não é tão boa em construir valor para suas marcas originais quanto a Disney, que vê seu streaming crescer absurdamente rápido. Um filme novo, além de ajudar a trazer novos assinantes para o Disney+, também gera milhares de dólares em licenciamento de produtos, transmissões em TV e até nos parques. Então, pode-se dizer que a TV ainda traz muita visibilidade.
A fronteira entre TV e streaming fica cada vez menos visível e a competição é tão acirrada que potenciais inimigos podem rapidamente virar parceiros.
Fonte: Uol