Tatiana Costa, diretora de infantil & entretenimento & canais do gigante Grupo Globo, conta a Mark Layton (TBI) sobre o esforço para colocar conteúdo infantil brasileiro autêntico no mapa.
A unidade infantil do Grupo Globo, Gloob, reforçou seu papel dentro do gigante da mídia brasileira nas últimas semanas, após o lançamento do conceito ‘Uma Só Globo’, em seu evento virtual Nova Globo, Novas Oportunidades, no início deste ano.
Com a Globo incluindo uma gama diversificada de séries infantis como uma parte fundamental de seu portfólio internacional, a diretora de infantil & entretenimento & canais da empresa, Tatiana Costa, disse à TBI que a presença do Gloob no mercado global está prestes a se expandir – junto com a oferta de conteúdo infantil “100% brasileiro”.
“O canal se consolidou nos últimos nove anos como um player importante no mercado nacional e internacional”, afirma Costa. “Por isso, mantemos nossa busca ativa pela diversificação de conteúdos para que nosso portfólio continue sendo referência em conteúdo infantil, tanto em produções originais quanto em coproduções internacionais.”
Por meio dessa presença crescente em co-profissionais globais, o Gloob tem ajudado a levar o conteúdo brasileiro para o cenário mundial, diz Costa: “Nos tornamos parceiros estratégicos na América Latina para grandes empresas de mídia do mundo, o que nos garantiu o papel de co-produtores em sucessos globais, como na animação Miraculous: The Adventures Of Ladybug, pela qual somos responsáveis pelo desenvolvimento artístico das novas temporadas”.
DNA brasileiro
Entre os destaques da programação da empresa dirigidos ao mercado internacional este ano estão programas de ação ao vivo como Valentins e Brainiacs e a sitcom infantil Game Crashers.
O que todos eles têm em comum, explica Costa, é que todos têm uma “brasilidade” essencial, e a executiva acredita que vai se conectar com crianças e adolescentes “por retratar narrativas fáceis de identificar”. No lado da animação, Gloob também apresenta Senninha Na Pista Maluca, Gigablaster e Hora do Rock, que Costa mais uma vez observa “são desenvolvidos no país e levam a cultura brasileira às crianças de todo o mundo”.
Ela explica que: “Buscamos sempre formatos inovadores, narrativas envolventes com DNA 100% brasileiro, alto valor de produção e o mais importante: crianças reais como protagonistas”.
“O público pode se ver em nossos personagens. Acreditamos que essa é a fórmula que garante o destaque de nossas produções, seja aqui no Brasil ou em qualquer lugar do mundo”.
Game Crashers
Embora Costa pareça certa de que essa receita torna o conteúdo do Gloob atraente internacionalmente, ela também observa que agora, globalmente, “as grandes oportunidades estão em conteúdos que abordam temas como a vida real das crianças, especialmente neste momento, quando a distância social e as implicações da pandemia afetaram crianças e jovens.”
A executiva acrescenta que conteúdos que abordam questões relacionadas ao meio ambiente, diversidade e pensamento crítico, “sem perder de vista a qualidade da produção e o potencial de entreter e divertir o público infantil” são “necessários”.
“Mais do que nunca, o valor da mensagem é tão importante para o resultado final quanto a riqueza da narrativa e dos personagens, especialmente para o público de nossos canais.”
Fonte: Television Business International