A marca de brinquedos atemporal da Mattel, Barbie, lançou ‘Uma boneca pode ajudar a mudar o mundo’, uma nova campanha inspirada em pesquisas recentes da neurociência que indicam os impactos cognitivos e comportamentais positivos de brincar com bonecas.
Uma boneca pode mudar o mundo? A Mattel pensa assim. A gigante dos brinquedos está hoje lançando uma campanha global inspirada nas descobertas de um recente estudo de neurociência conduzido por pesquisadores da Universidade de Cardiff em conjunto com a Barbie.
Parte da iniciativa ‘You Can Be Anything’ da Barbie – que visa capacitar as crianças a perseguir seus sonhos – a nova campanha, ‘Uma boneca pode ajudar a mudar o mundo’, apresenta várias cenas de crianças envolvidas em atos atenciosos com suas bonecas. Cada momento é combinado com uma sobreposição de texto, enfatizando o valor de qualidades como empatia, generosidade, paciência, inclusão e compreensão. O filme termina com uma série de cortes rápidos: uma criança empurra uma boneca em um balanço, enquanto outra escova o cabelo de uma boneca. Ele termina com a frase: “Se uma boneca pode ajudar uma criança a desenvolver empatia, uma boneca pode mudar o mundo.”
“Como líderes na categoria de bonecas, sempre soubemos que brincar de boneca tem um impacto positivo nas crianças, cria narrativa, imaginação e criatividade”, disse Lisa McKnight, vice-presidente sênior e diretora global de Barbie e Bonecas da Mattel. “Os benefícios de brincar com as bonecas foram um tanto subestimados pelos pais, já que os padrões de brincadeira imaginativos não têm um resultado tangível, como terminar um trabalho manual ou desenhar um quadro”, diz McKnight. “A pesquisa da Cardiff University nos fornece dados neurocientíficos que demonstram os benefícios positivos que a brincadeira de boneca tem na preparação das crianças para o futuro por meio do cultivo de habilidades sociais como a empatia.”
A ciência séria por trás de se divertir com bonecas
Os pesquisadores empregaram a neuroimagem para estudar o cérebro de crianças brincando com bonecas como a Barbie. Eles observaram que, mesmo quando as crianças brincavam sozinhas, partes do cérebro associadas ao processamento de informações sociais se iluminavam com atividade.
“Usamos essa área do cérebro quando pensamos em outras pessoas, especialmente quando pensamos sobre os pensamentos ou sentimentos de outra pessoa”, disse a pesquisadora-chefe da Universidade de Cardiff, Dra. Sarah Gerson, em um comunicado. “As bonecas os incentivam a criar seus próprios pequenos mundos imaginários, em vez de, digamos, resolver problemas ou construir jogos. Eles incentivam as crianças a pensar sobre as outras pessoas e como elas podem interagir umas com as outras”.
Os resultados sugerem que o ato de brincar com bonecas apoia a capacidade das crianças de desenvolver habilidades de processamento social e empatia – determinantes-chave do sucesso futuro em áreas como socialização e acadêmica.
Para dar vida a essas descobertas, a Barbie se associou à BBH LA. “Se toda criança aprender a empatia e se apegar a essa habilidade, alimentá-la e crescer com ela, a próxima geração como um todo será mais empática – o que tem o potencial de mudar tudo”, diz Katie Acosta, chefe de estratégia da BBH LA. “O mundo precisa de mais empatia agora e uma boneca pode nos ajudar a chegar lá.”
Acosta diz que BBH LA queria demonstrar as descobertas do estudo com precisão – mas transmitir esses fatos por meio da emoção envolvida nesses atos gentis. “Tínhamos que equilibrar a ciência e a emoção. Resolvemos isso liderando com emoção através da narrativa e fundamentando o fato.”
Uma evolução natural da marca Barbie
A campanha se soma aos maiores esforços da marca Barbie para evoluir em resposta a várias mudanças sociais e culturais dos últimos anos. Depois de receber anos de críticas sobre os impactos potenciais da aparência da Barbie na autoestima e na imagem corporal das crianças, a marca deu vários passos para expandir a representação e a inclusão em suas linhas de produtos. Os consumidores agora podem comprar bonecas Barbie com uma variedade de formas corporais e cores de pele diferentes e até bonecas em cadeiras de rodas ou que tenham manchas de pele em tons diferentes – projetadas para representar pessoas com vitiligo.
McKnight diz que “Uma boneca pode ajudar a mudar o mundo” é especialmente apropriado para o momento em que vivemos. “[As crianças] estão passando mais tempo do que nunca em casa – então os resultados não poderiam ser mais relevantes”, diz ela.
Ela também espera que as descobertas do estudo “forneçam conforto aos pais de que brincar de boneca é um tempo bem gasto e algo a ser incentivado”. A marca conduziu recentemente uma pesquisa global com mais de 15.000 pais em 22 países. Ele descobriu que, em julho do ano passado, 91% dos pais classificaram a empatia como uma habilidade social fundamental que gostariam que seus filhos desenvolvessem, mas apenas 24% estavam cientes de que brincar de boneca pode ajudar seus filhos a desenvolver essas habilidades.
O filme estreou na transmissão e nas redes sociais ontem. A campanha será ainda mais ativada por meio de iniciativas de varejo e parcerias de marca, incluindo uma parceria editorial com o The Washington Post que será lançada em 10 de maio. A esperança é que, em última análise, ajude a tendência de crescimento atual da marca. O porta-voz da marca confirmou que a Barbie teve um ano recorde em 2020, vendo seu maior crescimento ano a ano em mais de duas décadas.