Com maior poder de compra vem maior responsabilidade social … ou palavras nesse sentido. Inegável, porém, é a crescente demanda e interesse pela sustentabilidade e consciência ecológica entre os públicos-alvo. Aqui, o fundador da The Insights Family, Nick Richardson, explora o problema.
Os números dos dados mais recentes do Kids Insights mostram que mais da metade das crianças de 3 a 12 anos no Reino Unido têm “muita” influência sobre as compras de brinquedos que seus pais fazem. Além disso, as crianças do Reino Unido gastaram £ 709 milhões do seu próprio dinheiro em brinquedos e jogos em 2020.
No entanto, o poder de compra das crianças mudou junto com o crescente interesse pelo meio ambiente.
A sustentabilidade está se tornando um estilo de vida para muitos consumidores, à medida que mais pessoas estão optando por comprar produtos mais verdes, saudáveis, de origem ética e ambientalmente sustentáveis. Produtos ecológicos aceleraram sua infiltração em brinquedos nos últimos anos e empresas – como Hasbro, LEGO, Mattel, MGA, Playmobil e Clementoni – também entendem que uma estratégia ambiental clara e transparente pode dar a eles uma vantagem competitiva enquanto permanece relevante.
Esta tendência afetará cada vez mais os hábitos de compra das famílias e as marcas de brinquedos são fortemente recomendadas para enfatizar suas credenciais favoráveis ao meio ambiente ao planejar suas campanhas de marketing.
A crescente penetração de smartphones e tablets entre as crianças estimula o ativismo social e, ao mesmo tempo, impulsiona a compra de produtos ecologicamente corretos. O chamado ‘efeito Greta’, em homenagem a Greta Thunberg após seu discurso “Como você ousa” na Cúpula de Ação Climática da ONU de 2019, aumentou ainda mais a conscientização.
Também existe uma grande influência ecológica proveniente dos pais. De acordo com nosso Relatório Global de Brinquedos e Jogos 2020, mais de um terço dos pais em idade pré-escolar no Reino Unido pensam que é importante que seus filhos cuidem do meio ambiente – um aumento anual de 56%. Mais de um terço dos pais esperam ensinar seus filhos a cuidar do meio ambiente antes mesmo de eles completarem cinco anos.
As marcas já começaram a trabalhar para produzir brinquedos ecológicos, ou pelo menos usar mais embalagens recicláveis. De acordo com nosso Kids & Family Industry Report 2021, 69% das empresas de brinquedos acreditam que podem fazer a diferença no setor de sustentabilidade.
Como um bom exemplo, a LEGO é outro fabricante de brinquedos que fez progressos substanciais e se comprometeu a mudar até 2030. A empresa lançou plásticos reutilizáveis para tijolos e está considerando a ideia de um serviço de assinatura de LEGO. Em um esforço para melhorar a sustentabilidade da marca, um serviço de aluguel poderia reduzir os combustíveis fósseis necessários para fazer o LEGO, ao mesmo tempo em que mantém os pais ecologicamente corretos felizes. A LEGO também está mudando para sacos de papel ao invés de plásticos descartáveis.
Enquanto isso, a Mattel apresentou seus próprios MEGA Biobloks na Feira de Brinquedos de Nuremberg 2020 com o objetivo de atingir sua meta de 100 por cento de materiais reciclados até 2030. Da mesma forma, Clementoni revelou sua linha Baby feita de materiais 100 por cento reciclados em janeiro de 2020 como parte de seu próprio impulso de sustentabilidade.
O mesmo com a Amazon, a loja online favorita de dois milhões de crianças de três a nove anos no Reino Unido, revelou planos de lançar 500 vans de entrega elétrica no Reino Unido como parte de seu Climate Pledge. Da fabricação à distribuição, existem oportunidades para as empresas fazerem melhorias em suas práticas de sustentabilidade para envolver os consumidores sustentáveis.
O que isso significa para você?
As marcas precisam que a sustentabilidade seja incorporada às estratégias de negócios de longo prazo, com transparência pública e responsabilidade em torno dessas metas, para mostrar sua lealdade e consciência.
Acreditamos que as marcas que terão sucesso em atrair o consumidor sustentável serão aquelas que tornam direto e gratificante para os clientes mudar a forma como consomem, compram ou se comportam.
A influência das crianças sobre seus pais e marcas continua a crescer a cada dia. Portanto, entender quais atitudes as crianças têm em tempo real e como isso afeta suas decisões de compra é uma vantagem crítica para as marcas.
Com o objetivo de fornecer aos filhos, pais e famílias uma voz para moldar seus mundos, The Insights Family está destacando por que as marcas precisam prestar atenção a tendências como essa e refletir cuidadosamente sobre a opinião dos consumidores.
The Insights Family® lançou seu Kids & Family Industry Report 2021, onde mostramos como as empresas também estão respondendo às necessidades da sociedade, com 64 por cento relatando que suas decisões de negócios serão afetadas por um impulso em direção à sustentabilidade.
Para ler o Kids & Family Industry Report 2021 e saber mais sobre as atitudes, comportamento e padrões de consumo de crianças, pais e famílias, e para obter acesso gratuito ao portal de dados em tempo real The Insights Family®, visite: https: //try.theinsightsfamily.com/