A Geração Z e os millennials procuram marcas que representem suas crenças, e um dos valores fundamentais para ambos os grupos demográficos é a necessidade de produtos sustentáveis. Assim, marcas que fazem o bem, se saem melhor.
Por mais de meio século, o icônico tênis Stan Smith da adidas permaneceu basicamente intocado. No entanto, a gigante alemã de roupas esportivas decidiu que é hora de uma mudança, impulsionada pela meta da empresa de usar apenas poliéster reciclado até 2024 e alcançar a neutralidade de carbono em 2050. A próxima geração de Stan Smiths está sendo criada com parte superior branca Primegreen, solas de borracha recicladas e outros materiais reutilizados de alto desempenho. Uma versão feminina do calçado terá gráficos inspirados no planeta Terra, ilhós dourado e saltos verdes. E o par chegará em uma caixa clássica adidas Originals azul, atualizada para ser composta por mais de 90% de papel reciclado.
Para chamar a atenção para essa grande mudança em direção à sustentabilidade, a adidas se envolveu em uma série de colaborações de alto perfil que podem encantar os fãs existentes e atrair uma nova geração para o tênis clássico Stan Smith.
Adidas x Disney
A Adidas se uniu à Disney em uma coleção que apresenta sete personagens populares da Disney com conexões “verdes”: Caco, o Sapo, Yoda, Hulk, Sininho, Wall-E, Groot, Rex de Toy Story e Mike Wazowski de Monstros Inc. A maioria dessas figuras são literalmente verdes, enquanto Wall-E é sobre reciclagem e Groot é uma árvore alienígena.
Sustentabilidade da Adidas x Depop para a Geração Z
Para ajudar a adidas a comunicar as credenciais de sustentabilidade do recém-redesenhado Stan Smith e tornar o sapato icônico mais atraente para os consumidores mais jovens, a agência de marketing da empresa intermediou uma parceria com a popular plataforma de compras Depop. Com foco em reaproveitar, reimaginar e redefinir o estilo, a campanha colaborativa visa envolver a Geração Z.
Depop, com sede em Londres, decolou como um aplicativo de compras sociais ponto a ponto, que oferece um mercado móvel que permite aos indivíduos comprar e vender itens. O aplicativo tem uma forte orientação para a comunidade e seu layout é semelhante ao do Instagram, dando-lhe uma forte sensação de mídia social. O aplicativo também permite que os usuários vejam o que seus amigos estão comprando e vendendo, ajudando assim a impulsionar o engajamento e influenciar nas compras.
Depop é especialmente popular entre os usuários da geração do milênio e da Geração Z porque fornece uma maneira para eles interagirem enquanto trocam itens inutilizados por dinheiro, com 54% dos usuários entre as idades de 14 e 24 anos. Sua popularidade também é atribuída ao seu esforço para apoiar fontes de moda sustentáveis, e até mesmo atraiu celebridades para abrir lojas, com algumas doando os lucros de suas vendas para causas de caridade, promovendo o ciclo virtuoso.
Para a colaboração da adidas, 40 vendedores do Depop foram convidados a personalizar os pares dos novos sapatos Stan Smith Primegreen e escolher uma instituição de caridade para receber os lucros. Três outros criativos do Depop trabalharam com a designer de upcycling Paolina Russo, o atleta de corrida Laviai Nielsen e a banda britânica de R&B Easy Life e retrabalharam itens de roupas da adidas, resultando em uma coleção exclusiva de peças únicas destinadas a complementar os sapatos Stan Smith.
Artigo escrito por Steven Ekstract para Jing Daily