O conteúdo de mídia tem o poder de moldar as percepções das crianças sobre si mesmas e sobre os outros. Mas se ele atua tanto como um espelho quanto como uma janela, então o que exatamente as crianças estão vendo refletido nos programas que assistem?
Uma maneira de descobrir o que eles estão internalizando é perguntar a eles. No estudo “Shades of Us” da Nickelodeon realizado entre 2019 e 2020, crianças de 9 a 12 anos foram solicitadas a refletir sobre os programas que assistem e identificar os papéis que eles acham que personagens de vários sexos e grupos raciais / étnicos têm maior probabilidade de desempenhar.
Em outras palavras, se você contratasse uma criança para escalar seu próximo programa com base no que ela está acostumada a ver, o que elas fariam? Os resultados são uma verificação da realidade sobre a difusão dos tropos de caráter com base na raça, etnia e gênero que as crianças aprenderam indiretamente ao longo dos anos.
Quando se trata de escalar o “herói”, a escolha certa é o menino branco (selecionado por 52% de todas as crianças), em comparação com apenas 19% que escalaram um menino negro para o papel. Garotos hispânicos e asiáticos se saíram pior, com apenas 12% das crianças os escolhendo como heróis. É provável que as garotas consigam papéis como dançarinas, paqueras ou líderes de torcida, mas claramente não são as heroínas. Apenas 34% das crianças escalam garotas para esse papel.
Crianças negras têm duas vezes mais chances de serem consideradas pobres em comparação com crianças brancas. Enquanto isso, as crianças brancas têm uma probabilidade significativamente maior de serem vistas como inteligentes (59%, em comparação com 38% das crianças negras) e quase duas vezes mais probabilidade de serem lançadas como um interesse por paixão / amor (64%, em comparação com 33% das crianças negras).
Os jovens asiáticos são fortemente caracterizados como o garoto inteligente ou o nerd, com esses papéis surgindo como os dois principais arquétipos para meninos e meninas asiáticos. No geral, as crianças asiáticas são menos propensas a serem escolhidas como a paixão / interesse amoroso (23% das crianças asiáticas, em comparação com 64% das crianças brancas), e os meninos asiáticos quase nunca são escalados como o atleta (6%, em comparação com 59% de meninos brancos).
O único grupo que recebeu um “Não sei” como uma das quatro principais respostas sobre como seriam escolhidos é o de crianças hispânicas, indicando uma grave sub-representação de personagens hispânicos / latinos na tela. Crianças hispânicas também são as menos propensas a serem escolhidas como personagens inteligentes.
Quando se tratava de lançar sua própria raça, etnia e gênero, os mesmos tropos apareceram. Por exemplo, apenas 16% das crianças negras elegem os meninos negros como heróis, e 8% das crianças negras elegem as meninas negras como heróis.
No projeto qualitativo de justiça racial da Nickelodeon / OK Play (uma extensão do estudo “Shades of Us”), uma garota negra de cinco anos explicou que ela pensava – com base no que tinha visto na TV – que todos os ladrões eram negros e os brancos nunca cometeram roubos. Sua perspectiva representa o impacto prejudicial dos estereótipos perpetuados pela mídia.
Mas as crianças querem e precisam se ver representadas no conteúdo da mídia. De acordo com “Shades of Us”, cerca de metade das crianças hispânicas e asiáticas e quase três quartos das crianças negras acham que é importante ver sua própria raça / etnia na tela. Apenas um terço das crianças brancas acham que é importante. Além disso, as crianças negras não se sentem bem retratadas – 40% das crianças asiáticas, 45% das crianças hispânicas e 55% das crianças negras discordam de como são mostradas na tela (em comparação com 30% das crianças brancas).
Então, vamos avaliar o que realmente significa ser “visto”. Dentro de cada grupo de raça / etnia, existem nuances no tratamento e na discriminação com base na aparência física. A cor da sua pele, seu penteado e sua “aparência” têm um lugar único na discriminação racial e no privilégio. O privilégio de pele clara é particularmente evidente na mídia – onde até mesmo programas e filmes culturalmente diversos tendem a escalar atores de pele clara.
Para refletir verdadeiramente públicos mal atendidos, é imperativo retratar personagens diversos de forma autêntica. A representação não é simplesmente definida pelo lançamento de uma raça / etnia específica e “marcando a caixa”. A verdadeira representação vem de uma ampla gama de tons de pele, texturas de cabelo, tipos de corpo, interesses, estruturas familiares e gêneros em e dentro de grupos raciais e étnicos. Além disso, a integração desses personagens deve ser acompanhada por histórias culturalmente fluentes.
O lugar mais comum, além da escola, onde as crianças aprendem sobre estereótipos é no cinema e na TV, indicando a responsabilidade da mídia. Mas os retratos atuais que existem de crianças negras muitas vezes reforçam os estereótipos que as crianças internalizam sobre si mesmas e sobre os outros.
Então o que vem depois? As empresas de mídia lançaram uma ampla gama de iniciativas e programas para impulsionar uma mudança positiva na representação racial e de gênero, incluindo a Prefeitura da Nickelodeon – Kids, Race and Unity: A Nick News Special. Esse tipo de programação ressalta a importância das conversas que envolvem crianças de diversas origens.