O relatório Top Global Licensors 2021 – que identifica os principais proprietários de IP do mundo que impulsionaram os negócios de produtos de consumo em 2020 – foi revelado pela License Global.
O relatório anual – que mostra as marcas mais poderosas do mundo com base nas vendas do ano anterior de mercadorias licenciadas – é mais uma vez liderado pela The Walt Disney Company, que relatou US $ 54 bilhões em vendas no varejo em todo o mundo de produtos licenciados e diretos ao consumidor, um pouco menos que os US $ 54,7 bilhões reportados pela empresa em 2019.
O último relatório também inclui uma série de recém-chegados, como o Serviço Postal dos Estados Unidos na posição nº 63, com US $ 200 milhões em vendas no varejo de produtos de consumo licenciados.
Ao contrário das edições anteriores do relatório, o relatório de 2021 atinge 75 empresas para garantir que todas as vendas de varejo listadas sejam relatadas com precisão e estimadas de forma sistemática e responsável.
“O relatório deste ano pode parecer diferente; no entanto, é indiscutivelmente o mais importante até agora”, disse Amanda Cioletti, diretora de conteúdo da License Global. “Como o ano apresentou fechamentos de varejo forçados e consolidação de marca, o último relatório não apenas destaca as tendências que surgiram do caos de 2020, mas também as empresas que conseguiram superar essas tempestades.”
Existem dois novos participantes entre os dez primeiros. The Pokémon Company International vem em oitavo lugar, com US $ 5,1 bilhões em vendas no varejo em 2020, um aumento de US $ 900 milhões ano a ano. Além disso, a Bluestar Alliance também obteve fortes ganhos, relatando US $ 4,5 bilhões em vendas no varejo de produtos de consumo licenciados, um aumento de US $ 1 bilhão em relação a 2019, ajudando-a a ocupar a posição nove.
Os dez principais licenciadores globais são:
The Walt Disney Company – $ 54 bilhões
Meredith Corporation – $ 30,1 bilhões
Authentic Brands Group – $ 13,8 bilhões
WarnerMedia – $ 11 bilhões
Hasbro – $ 7,8 bilhões
NBCUniversal / Universal Brand Development – $ 7,5 bilhões
ViacomCBS – $ 5,8 bilhões
The Pokémon Company International – $ 5,1 bilhões
Bluestar Alliance – $ 4,5 bilhões
Sanrio – $ 3,9 bilhões