Crianças hoje em dia: elas simplesmente não são programadas para assistir TV como os mais velhos.
A Geração Z exibe preferências de entretenimento surpreendentemente diferentes dos grupos de idade mais avançada, de acordo com a pesquisa Tendências de Mídia Digital 2021 da Deloitte. Entre os consumidores da Geração Z nos EUA (aqueles atualmente com idades entre 14 e 24 anos), os videogames são sua atividade de entretenimento número 1 – e assistir TV ou filmes em casa fica em quinto lugar.
Cerca de 26% da Geração Z disse que os videogames são sua principal atividade de entretenimento, e 87% daqueles na faixa etária disseram que jogam videogames diariamente ou semanalmente. Isso é seguido por ouvir música (14%), navegar na internet (12%) e navegar nas redes sociais (11%).
Apenas 10% dos entrevistados da Geração Z disseram que assistir TV ou filmes era seu passatempo favorito de entretenimento, descobriu o estudo da Deloitte. Para todas as outras faixas etárias, essa continua a ser a escolha principal, incluindo entre os millennials (18%), Gen Xers (29%) e boomers (39%).
O declínio na audiência de TV entre os mais jovens foi documentado. Mas o que preocupa Hollywood é que os novos dados podem sinalizar uma mudança sísmica e permanente nos hábitos de entretenimento dos consumidores, disse Kevin Westcott, vice-presidente da Deloitte e líder de tecnologia, mídia e telecomunicações dos EUA.
“A geração mais jovem está procurando videogames, música e outras formas de entretenimento” antes da televisão e do cinema, disse Westcott. “Se você é uma empresa de mídia tradicional, terá que oferecer uma gama mais ampla de entretenimento do que apenas filmes e programas de TV.”
Para ter certeza, embora os videogames tenham visto um aumento dramático no uso durante a crise do COVID-19, a popularidade dos jogos online pode diminuir com o relaxamento das restrições de quarentena. Uma sólida maioria dos entrevistados da Geração Z, da geração Y e da Geração X disse que, durante a pandemia, os videogames os ajudaram a se manter conectados a outras pessoas e a passar por momentos difíceis. Cerca de 46% daqueles disseram que jogar videogame reduziu o tempo gasto com outras formas de entretenimento.
Ainda assim, a predileção da Geração Z por videogames pode ter ramificações duradouras para o mercado de mídia. “Todos acreditavam que, quando os millennials envelhecessem, eles adotariam os mesmos comportamentos de mídia das coortes mais velhas. Isso não aconteceu ”, disse ele. “E não há evidências de que a Geração Z se tornará como a geração do milênio.”