Ao longo do último ano e meio, as interações virtuais desempenharam um papel significativo na influência das compras dos pais, já que as lojas físicas ficaram fechadas por longos períodos de tempo.
Os fatores que influenciam as decisões e hábitos de compra dos pais evoluíram nos últimos anos, com a mídia social se tornando cada vez mais poderosa e popular no ambiente de varejo, bem como influenciadores tendo um grande impacto.
63% dos pais geração Y com filhos de 1 a 5 anos afirmam que recomendações de amigos e família influenciam em suas decisões de compra. Já os pais mais jovens, com menos de 25 anos de idade, levam mais em conta o endosso de uma celebridade ou influenciador. 50% afirmam que eles influenciam suas decisões de compra.
De acordo com dados do Parents Insights, 23% dos pais com filhos entre 1 e 5 anos usam a mídia social para fazer compras. Esses pais estão muito presentes online: 79% usam Instagram; 90% usa Facebook; 93% usa YouTube. Isso destaca o crescente poder que influenciadores e celebridades têm sobre os consumidores.
Nos últimos anos, vimos um crescimento significativo em produtos direto-ao-consumidor (DTC). O Insights Family Kids & Family Industry Report 2021 revelou que 52% das empresas de brinquedos e jogos prevêem que sua receita de modelos direto para consumidores aumentará em 2021. Muitas marcas estão começando a mudar seus modelos, colocando um foco maior nesse sentido.
O que isso significa para você?
É claro que as famílias estão mudando não apenas o motivo pelo qual compram os produtos, mas também como os compram.
Desde que o Parents Insights começou a fazer pesquisas em janeiro de 2021, os pais em todo o Reino Unido relatam que são altamente influenciados por celebridades e outras estrelas da mídia social em suas plataformas. Segmentar seu público de forma eficaz está se tornando mais e mais difícil a cada dia, à medida que a atenção das crianças e dos pais está cada vez mais fragmentada em uma série de plataformas e sites.
Utilizar o poder e o foco que as celebridades e os influenciadores têm nas redes sociais pode ajudar a captar a atenção dos pais de forma mais eficaz com os filhos pequenos, pois eles são consistentemente ativos nas plataformas.
À medida que a conveniência e a eficiência das compras online continuam a crescer e se expandir, o uso de plataformas de mídia social como um local onde os produtos podem ser direcionados exclusivamente aos consumidores se tornará mais proeminente. Em 2020, várias marcas aumentaram seu foco e investimento no desenvolvimento de suas ofertas de produtos DTC.
Em 2021, pais de crianças de 1 a 5 anos no Reino Unido relataram um aumento de 28% na confiança para anúncios no Facebook, demonstrando como os influenciadores estão criando confiança entre os consumidores e ajudando a reforçar o forte crescimento do modelo direto para o consumidor. O DTC também possibilita que marcas menores e independentes atinjam o público, eliminando intermediários tradicionais e se comunicando diretamente com seu público por meio de plataformas de mídia social.