A Netflix aprimorou uma parceria de série animada que assinou com The Roald Dahl Story Company três anos atrás, adquirindo a empresa britânica e sua lista de propriedades de livros infantis amados, incluindo A Fantástica Fábrica de Chocolate e Fantastic Mr. Fox.
O SVOD pretende criar um universo inteiro de Roald Dahl que incluirá recursos de animação, live-action, programas de TV, projetos de publicação, jogos, experiências imersivas, performances de teatro ao vivo e produtos de consumo.
Enquanto se aguarda a conclusão do negócio, a equipe da Roald Dahl Story Company operará como uma unidade independente dentro da Netflix. O diretor administrativo Luke Kelly, neto de Roald Dahl, continuará liderando a empresa, que tem 26 funcionários em tempo integral trabalhando em departamentos, incluindo teatro, entretenimento, licenciamento, publicação, marketing, finanças e operações e design.
Os termos financeiros desta aquisição não foram revelados, mas cerca de US $ 1 bilhão em gastos de produção está planejado apenas para séries de animação, de acordo com um comunicado à imprensa. Dezenove conceitos estão atualmente em desenvolvimento, mas não se sabia até o momento quantos deles seriam animados.
Nove shows também estão em andamento, bem como uma narrativa interativa e uma experiência de degustação que dará vida à icônica fábrica de chocolate de Willy Wonka. A Netflix anunciou anteriormente que está trabalhando com a Sony Pictures e Working Title em uma adaptação de Matilda the Musical e que o cineasta vencedor do Oscar Taika Waititi e o indicado ao Oscar Phil Johnston estão desenvolvendo duas séries de animação de Willy Wonka – uma baseada no livro infantil de 1964, e o outro, um spinoff apresentando o Oompa-Loompas.
Como parte do acordo, The Roald Dahl Story Company está criando um novo fundo de caridade para apoiar a saúde infantil e as causas anti-ódio. A empresa já dá 10% de seu lucro operacional para organizações sem fins lucrativos, como Partners in Health e Roald Dahl’s Marvelous Children’s Charity.
A atividade de fusões e aquisições da Netflix tem sido mínima até o momento. A empresa fez sua primeira aquisição em 2017, quando comprou a editora de quadrinhos Millarworld, dando sequência à compra da propriedade educacional pré-escolar StoryBots em 2019.