A ação recebeu brinquedos sem condições de uso para reciclagem e premiou três instituições com kits de itens novos
Crianças atendidas pelo Projeto Crescer – CESMAC recebem doação de brinquedos do Concurso de Coleta de Brinquedos 2021 (Foto: Divulgação)
São Paulo, outubro de 2021 – A TerraCycle , líder global em soluções ambientais de resíduos de alta complexidade, realizou um Concurso de Coleta de Brinquedos. Os participantes doaram brinquedos quebrados que foram destinados ao Programa Nacional de Reciclagem de Brinquedos e receberam um kit individual de brinquedos novos.
Além dos itens doados, cada vencedor indicou uma instituição sem fins lucrativos para receber a doação no valor de R﹩1.000 e um combo exclusivo de brinquedos novos. A arrecadação aconteceu no primeiro semestre de 2021 e contou com a participação de consumidores de todo o Brasil que garantiram um destino sustentável aos seus brinquedos sem condições de uso. Para a gestora de Marketing e Relacionamento na TerraCycle, Renata Ross, iniciativas como esta fazem parte do DNA da empresa. “O propósito da TerraCycle, além de eliminar a ideia de lixo, é justamente esse: deixar um legado de educação ambiental para as crianças, que são os cidadãos em formação, a sociedade de amanhã depende muito de como a consciência desses pequenos será moldada. Além disso, podemos utilizar a sustentabilidade como alavanca de transformação social”, comenta.
Foram beneficiadas crianças atendidas pela CMEI Papa João Paulo, localizada em São José dos Pinhais (PR), que atende 426 crianças até os 5 anos; cerca de 80 crianças participantes do Projeto Crescer, da Fundação Educacional Jayme de Altavila (Cesmac), em Maceió (AL), e crianças e adolescentes do Projeto Vem Ser, criado pelo Instituto Miguel Fernandes Tôrres, de Ouro Preto (MG).
“Os brinquedos são muito importantes para o desenvolvimento infantil e enriquecerão as experiências. Disponibilizar materiais diversificados e de qualidade é sempre desafiador, pois os recursos financeiros são escassos na Educação pública. Toda contribuição e ajuda é bem-vinda para que nossas crianças tenham acesso a maior diversidade de experiências. Agradecemos a TerraCycle pela oportunidade e parceria.”, declarou Cristiane Luanda Augustinho, diretora da CMEI Papa João Paulo .
“Os brinquedos irão compor a brinquedoteca do projeto Crescer que atende cerca de 80 crianças em situação de vulnerabilidade social. Desta forma, estes brinquedos irão proporcionar momentos de brincadeiras e interação entre as crianças durante o período escolar. Além da doação de brinquedos, a ação nos ajudou a inserir o tema sobre reciclagem e sustentabilidade para as crianças e mostrar a importância de proteger o meio ambiente.”, afirmou Patrícia Ferreira, embaixadora do Projeto Crescer.
O Concurso foi encerrado, mas a TerraCycle continua recebendo brinquedos quebrados para a reciclagem. Qualquer pessoa no Brasil pode enviar os itens gratuitamente pelos Correios e ainda receber pontos que são convertidos em doações financeiras para entidades sem fins lucrativos como as citadas acima. Saiba mais clicando aqui.