RENNER LANÇA PRIMEIRA LOJA CIRCULAR DO BRASIL

Trabalhando com uma estratégia de moda responsável, alinhada ao conceito de economia circular, a Lojas Renner desta maneira permite que os seus produtos e recursos permaneçam em uso pelo maior tempo possível. Ou seja, garante que os ciclos de uso desses materiais sejam ampliados ao máximo e que, ao fim de sua vida útil, eles não virem lixo, mas sejam reaproveitados em outros ciclos de produção ou consumo.

Se antes a Renner já buscava incorporar esses princípios de economia circular na criação de seus produtos, mais recentemente, levou a prática também ao ambiente construído, com a inauguração da primeira loja do varejo brasileiro que segue o conceito de circularidade e tem o objetivo de diminuir seu impacto ambiental. Localizada no Shopping Rio Sul, no Rio de Janeiro, a nova loja foi projetada considerando a melhor escolha para o uso de recursos, da concepção até a operação.

Sustentabilidade em números: Os conceitos de sustentabilidade defendidos pela Renner podem ser medidos na nova loja, que reaproveitou 97% dos resíduos gerados na obra, um resultado acima do esperado. A meta era chegar a 75% de reciclagem ou aproveitamento como insumo em outra cadeia produtiva. Isso significa que quase a totalidade dos materiais utilizados para construir a loja deixou de ser enviada a aterros.

A quantidade de materiais também foi reduzida devido ao desenho do mobiliário voltado para a circularidade. Isso pode ser traduzido em otimização de peças, modularização do sistema, escolha de materiais com maior durabilidade e perenidade estética, além de redução de modelos para otimização de processos fabris. Ao todo, houve uma redução de 37% na quantidade de MDF (tipo de madeira), de 47% no peso total do mobiliário e de 52% no tempo de produção.

Mas, os benefícios do conceito de circularidade vão além da construção. No dia a dia, o consumo de água no estabelecimento é 56% menor em comparação a locais cuja construção segue padrões tradicionais. Isso gera uma economia de 424 mil litros por ano, equivalente ao consumo de sete pessoas nesse período.

A loja é abastecida por energia eólica, fonte renovável e de baixo impacto. Conta ainda com equipamentos com maior eficiência energética, controle automático de iluminação e sensores de ausência, que ajudam a reduzir o consumo de energia.

A emissão de CO2 evitada na construção e operação da loja em um cenário de 20 anos corresponde à restauração de uma área de 1,5 hectare de Mata Atlântica. Isso equivale ao plantio de 3.000 árvores e sua manutenção por duas décadas. Na ponta do lápis, o espaço alcança uma redução de 24% no seu potencial de aquecimento global. Fonte: https://exame.com/

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