A Coca-Cola e a The Ocean Cleanup selecionaram o rio Cần Thơ na cidade de Cần Thơ, no Vietnã, como um dos 15 locais fluviais em todo o mundo para combater a poluição plástica. A parceria global entre as duas organizações implementará tecnologia avançada para interceptar e limpar resíduos em alguns dos principais rios do mundo.
O projeto de limpeza do rio é apenas uma das muitas ações em direção à visão da Coca-Cola para o Mundo Sem Resíduos. A empresa também investiu em tecnologias baseadas em plantas e inovações sem embalagens para tornar 100% de suas embalagens recicláveis globalmente até 2025. Além disso, a empresa planeja ajudar a coletar e reciclar todas as garrafas e latas vendidas até 2030.
“Este projeto contribuirá muito para o objetivo da cidade de Cần Thơ de uma cidade ecológica e moderna, imbuída da identidade dos rios e do Delta do Mekong, com visão até 2030”, disse o Sr. Nguyễn Chí Kiên, vice-diretor do departamento de recursos naturais e ambiente da cidade de Cần Thơ. “Para chegar lá, estamos ansiosos para unir as mãos de organizações sem fins lucrativos, setores privados e cidadãos do Cần Thơ em tais projetos de proteção ambiental, mantendo nossa posição como uma ‘Cidade Ambientalmente Sustentável da ASEAN’ – um dos títulos mais notáveis que foi honrosamente dado a Cần Thơ City.”
Além disso, a Coca-Cola fundou a Packaging Recovering Organization Vietnam com outras empresas líderes, recicladores e agências governamentais. Eles trabalham juntos para acelerar os processos de coleta e reciclagem de embalagens sustentáveis no Vietnã.
Em 2020, a Coca-Cola lançou sua primeira garrafa plástica 100% reciclada no Vietnã para sua linha Dasani. No ano passado, a Coca-Cola trocou a Sprite de suas garrafas verdes por uma garrafa de plástico PET transparente para impulsionar a reciclagem local. Eles também colocam mensagens “recicle-me” nos rótulos das embalagens em toda a sua linha de bebidas.
Foi também em 2021 que a Coca-Cola fez parceria com a The Ocean Cleanup. A Ocean Cleanup desenvolve tecnologias que eliminam o plástico dos oceanos do mundo. As empresas estão atingindo seus objetivos em duas abordagens.
Primeiro, eles desenvolveram sistemas em larga escala para concentrar o plástico para remoção periódica. Por meio do Padrão de Cadeia de Custódia para Plásticos da DNV, o plástico é rastreado e certificado quanto à integridade do plástico recuperado de qualquer corpo d’água. Em segundo lugar, eles estão limpando o plástico que já se acumulou no oceano.
Para realizar esse feito, a The Ocean Cleanup lançou o Interceptor em 2019, um robô movido a energia solar que remove detritos marinhos. Tornou-se a primeira solução escalável para impedir que o plástico entrasse nos oceanos do mundo a partir dos rios.
O Interceptor foi lançado no rio Cần Thơ para testes em dezembro de 2021. Espera-se que esteja totalmente operacional nos próximos meses, onde removerá até 110.231 libras de lixo por dia.
“A missão da Ocean Cleanup é livrar os oceanos do plástico”, disse Boyan Slat, fundador e CEO da The Ocean Cleanup. “Estou feliz em ver o progresso e nossos primeiros passos junto com a Coca-Cola no caminho para enfrentar o complexo problema de poluição plástica no vasto Delta do Mekong e seus ecossistemas sensíveis.”
Além disso, a Coca-Cola e a The Ocean Cleanup estão trabalhando com o Comitê Popular de Cần Thơ e o Departamento de Recursos Naturais e Meio Ambiente do Cần Thơ. Eles conduzirão pesquisas de resíduos fluviais para ampliar o projeto quando apropriado.