Ano passado O Boticário fez sua estreia no universo gamer no jogo de realidade virtual Avakin Life. Agora, a marca retorna com uma ativação pensando no Carnaval.
O projeto será realizado a partir de hoje (22) até dia 05 de março, abrangendo as datas do Carnaval.
A ativação da loja in-game vai incluir a realização de atividades exclusivas por período limitado, como a criação de dois blocos temáticos de Carnaval com nomes de marcas do Boticário, tutoriais e conteúdo de vídeo no cinema virtual do jogo, bots exclusivos, desafios e concursos de maquiagem e cabelo, para incentivar o gamer a ousar na personalização de avatares, aproveitar a folia virtualmente e trazer as dicas para o mundo fora da tela.
O interesse da marca em promover uma conexão do universo da beleza e dos jogos é fruto do contexto em que estamos presentes: conectividade constante e incerteza no mundo físico, como é mostrado na oitava edição da Pesquisa Game Brasil (PGB), publicada em abril do ano passado.
Conforme o estudo, 75,8% dos gamers brasileiros jogaram mais na fase de isolamento social e 72% da população brasileira joga algum tipo de videogame.
O Boticário começou a apostar no universo gamer no ano passado, quando a empresa foi a primeira do setor a realizar ativações no Avakin Life.
A ação de carnaval e a reabertura da loja no jogo é mais uma etapa cumprida pelo Boticário na estratégia de expandir o diálogo e realizar experiências diferenciadas que conectam o mundo dentro e fora do game com os mais variados públicos, incluindo o consumidor gamer, que já tem um status de mídia de massa.
“Precisamos estar onde os nossos consumidores estão. Hoje, já temos um mindset analítico e data-driven. Com isso, precisamos entender com profundidade esse público, escutando ativamente a comunidade e, a partir dessa escuta, conectar nossas marcas com a linguagem, os produtos e serviços relevantes, atrelando a audiência a uma estratégia personalizada. Não podemos falar de evolução e construção de futuro do nosso negócio e da comunicação, sem estarmos conectados com os gamers” – declara Natalia Calixto, Diretora de Mídia, BI, CRM & Insights.
Outro ponto de atenção para a marca é a jornada do consumidor, ao considerar um olhar diferente para cada nicho de modo estratégico e focado na expectativa de quem planeja impactar.
“A nossa primeira ativação no Avakin Life em 2021, nos permitiu capturar insights do consumidor para retomar com uma experiência mais marcante e inovadora. Em linha com nossa estratégia de atuação em games e conexão com novas audiências, criamos uma experiência imersiva virtual inovadora e hiper-realista”, destaca Renata Gomide, Diretora de Marketing do Grupo Boticário.
O novo projeto, criado pela marca em colaboração com a BBL, empresa one-stop-shop focada em games e eSports, e com a agência AlmapBBDO, vai ter como desdobramentos dois blocos de Carnaval virtuais, que vão ter os nomes de marcas do Boticário das categorias de maquiagem e cabelos: Bloco Intense e Bloco Match, respectivamente.
Nesse período, as ativações vão engajar e oferecer vantagens aos jogadores, que vão ter de escolher um dos blocos que vão passar pela Praça do Brasil para curtir a folia, onde terão a oportunidade de interagir com a ação e somar pontos.
Na dinâmica, o bloco campeão vai ganhar uma festa especial, aberta ao público e decorada com suas cores.
“A primeira ação com o Boticário foi incrivelmente bem recebida pelos jogadores que adoraram a loja e a experiência. Voltar a receber a marca para celebrar o Carnaval com os jogadores é um prazer e temos a certeza de que será mais um êxito” comemora Catarina Água-Mel, gestora de parcerias da Lockwood Publishing, que ficou muito feliz pelo retorno da marca ao game
“O Carnaval é uma data que tem tudo a ver com o Boticário e com a expertise da BBL no segmento de games e eSports vamos criar momentos especiais por meio da beleza e inserir a marca de forma ainda mais natural e efetiva no Avakin, sempre trazendo ações em que o gamer seja recompensado com vantagens e benefícios. Tudo foi pensado para melhorar a experiência da comunidade com a marca”, detalha Nando Cohen, o CEO da BBL, sobre o porquê da escolha da nova ativação ser exatamente nesse período festivo.
Como se não bastassem as ativações com temática do Carnaval, os players também vão poder acessar skins do Boticário que estarão à venda na loja da marca, onde a consultora Thaty estará preparada para recebê-los.
As customizações fazem referência a produtos verdadeiros das categorias de maquiagem e cabelo, que traduzem em cores e benefícios os itens do portfólio escolhidos para essa nova entrada.
De maquiagem, estão disponíveis como opções o Lápis para Olhos Berinjela Uvinha Artística Intense by Manu Gavassi, a Sombra Matte Compacta Azul pra Meditar Intense by Manu Gavassi, o Batom Cremoso Rosa 260 Intense, entre outros. Já para os cabelos, dentre a diversidade de itens, há o Match Tônico do Crescimento.
Além disso, a marca fará outra ação inédita: a exibição de vídeos com tutorias de make e looks no AvaBytes, o cinema do game, para que os jogadores possam aproveitar as dicas também fora do game.
“Esse é mais um movimento de uma estratégia 360º e crescente de games para O Boticário, com objetivo de se consolidar, cada vez mais, como a marca preferida na categoria para o público gamer. Nosso desafio em mídia é ampliar os pontos de contato com esse target, mas também criar relações profundas. Retomar a ativação em Avakin é a prova disso. Estamos dando sequência à nossa relação com os jogadores do real life games em um momento em que as conversas sobre as festividades começam a se aquecer”, conclui Suellen Kiss, Diretora de Mídia da AlmapBBDO.
Fonte: Promoview