Como será a próxima geração de lojas de departamento?

As lojas de departamento estão reformulando seus layouts para serem mais do que uma rápida ida ao shopping. Os varejistas esperam atrair os compradores on-line de volta às lojas, oferecendo serviços mais diversos para complementar a experiência de compra convencional, oferecendo hospitalidade, centros sociais e autocuidado.


Terapia de varejo

As lojas de departamento estão reformulando suas ofertas para atender às necessidades de autocuidado dos clientes. Em fevereiro, a Selfridges lançou uma campanha de um mês na loja chamada Superself, destacando o autocuidado, a positividade e o que o varejista de Londres chamou de “sentir a bondade”. A experiência incluiu coleções cápsulas multissensoriais destinadas a reduzir o estresse, apresentando produtos de beleza com curadoria para uma “mentalidade pronta para o futuro”, como vitaminas ingeríveis, “sons de bem-estar” no salão de beleza, além de um clube de corrida, sessões de auto-ajuda, coaching de confiança e aulas de reinício da vida sexual.

Alex Eagle está transformando suas lojas em clubes de saúde exclusivos/destinos de saúde de elite. Em fevereiro, o empresário de varejo do Reino Unido lançou uma pop-up para Alex Eagle Sporting Goods no 180 Health Club, em Londres. Durante três meses nesta primavera, 180 residentes do Health Club e membros da Soho House podem comprar produtos Alex Eagle antes de entrar em saunas de infravermelho e ozônio ou uma câmara de crioterapia, ou após o gotejamento de vitamina IV ou massagem terapêutica. O espaço é projetado para que os membros escapem da cidade movimentada para socializar, relaxar e se recuperar.

Depois de fechar todas as suas lojas no Reino Unido em 2020, a Beales reabriu três locais sob nova propriedade, com o objetivo de atender novos consumidores além do varejo. Os andares superiores da antiga filial Poole da loja de departamentos foram transformados em uma “aldeia da saúde” administrada pelo Serviço Nacional de Saúde, com departamentos de dermatologia, ortopedia, oftalmologia e rastreamento de câncer de mama, além de salas de aconselhamento para pacientes com COVID há muito tempo.

Estadias de varejo
Os varejistas estão reformulando suas vitrines físicas como destinos culturais. A marca de luxo Dior transformou sua loja na histórica Paris em um museu emblemático. 30 Avenue Montaigne reabriu em março deste ano com vários lugares para comer, fazer compras e até passar a noite.

Os hóspedes que ficam nos aposentos da loja podem fazer compras a qualquer hora, explorar o museu com privacidade, visitar os ateliês olfativos ou de alta costura a qualquer hora do dia ou da noite e desfrutar de uma aula particular de culinária. A Dior reimaginou a experiência tradicional de compras de luxo, transformando-a para realmente se sentir em casa. “Você terá essencialmente as chaves da Dior”, disse o presidente e executivo-chefe da Dior, Pietro Beccari, ao The Cut.

A nova praça da cidade
Algumas vitrines estão servindo como centros comunitários e locais de encontro social.

As lojas de departamentos de Bobby assumiram um novo formato. A varejista abriu um espaço na cidade britânica de Bournemouth em setembro de 2021, que anteriormente era ocupada pela varejista britânica Debenhams. Esta loja de departamentos de novo conceito abriga um salão de beleza, uma galeria de arte e sorveteria e cafeteria, ao lado de lojas e artesãos locais, no lugar de pisos repletos de roupas, acessórios e utensílios domésticos.

A Bobby’s indicou que seus planos futuros incluem um salão de cabeleireiro, serviços odontológicos, uma microcervejaria e até mesmo um defumador. Verdadeiramente um ponto de encontro, esta loja de departamentos está transformando uma vitrine comercial em um novo centro da cidade.

À medida que as compras online aumentam em popularidade, as lojas físicas estão repensando a experiência na loja para atrair clientes. Gigantes do varejo estão reformulando suas vitrines em locais de autocuidado e saúde, destinos culturais e praças.

Fonte: Wunderman Thompson

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