Por que Licenciar?
O uso do licenciamento como ferramenta de marketing e extensão de marca proliferou nos últimos 30 anos. Quando bem executado, o licenciamento traz benefícios para todas as partes do negócio – proprietários e seus agentes, licenciados, varejistas e, em última análise, consumidores. Cada uma dessas partes tem seus próprios objetivos e metas que agregam valor ao produto ou serviço final.
Há muitas razões para um proprietário de propriedade intelectual (IP) conceder uma licença. O mais óbvio é gerar receita com os pagamentos de garantias e royalties,mas o licenciamento também pode servir a vários outros propósitos. Em alguns casos, esses “outros” motivos para licenciar podem ser mais importantes para o licenciante do que o simples dinheiro que é ganho. Um exemplo é a promoção da marca, que começa a aparecer em diversos produtos e se torna mais conhecida.
Já para o licenciado, a grande vantagem é a possibilidade de atingir novos públicos, ganhar mercados e aumentar sua receita. A força da marca acaba passando para o produto, que se torna mais confiável e reconhecido.
Quer saber tudo o que acontece nesse mercado de licenciamento de marcas? Acompanhe nosso portal e nossas redes sociais!
Para ficar fácil:
Propriedade intelectual (PI): qualquer criação da mente humana, como personagens, obras artísticas e literárias, músicas e imagens de pessoas, eventos ou programas de TV e cinema.
Licenciador: Proprietário ou representante da propriedade intelectual.
Licenciado: Empresa a quem é concedido o direito de usar a propriedade – fabricante, varejista ou prestador de serviços.
Licenciamento: Direito concedido de utilização de propriedades intelectuais.
Licenciante: Quem autoriza o licenciado a usar sua propriedade.
Produto licenciado: O produto ou serviço com a propriedade do licenciador.
Consumer Products Licensing: Palavra muito utilizada no mercado principalmente por empresas internacionais. Refere-se ao produto licenciado.
Royalties: Valor pago pelo licenciado ao licenciador para usar determinada propriedade intelectual.
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