Relatório de marcas divulga ranking de clubes de futebol mais valiosas

[Internacional]

O clube espanhol Real Madrid foi classificado como a marca de futebol mais valiosa do mundo na mais recente análise aprofundada da Brand Finance. O relatório conclui que os grandes clubes de futebol “não são apenas marcas de entretenimento, mas também marcas do país” que aumentam o PIB e o senso de significado de sua área local, com força de marca dos principais times “semelhantes às da Coca-Cola e do Google”.

O relatório ‘Football 50 2022, foi publicado pela consultoria de avaliação de marcas Brand Finance. O lançamento coincide com o fim da maioria das competições europeias de futebol, com a final da Liga dos Campeões. O relatório classifica 50 dos principais clubes de futebol por valor da marca (o valor presente dos ganhos relacionados à reputação da marca e os ganhos obtidos por meio da propriedade e controle dos direitos de propriedade da marca) e força da marca (que mede métricas que incluem a percepção do público, participação no mercado e medidas de desempenho relacionadas à marca).

A descoberta principal é que o Real Madrid, que conquistou o título da La Liga, “conseguiu uma rara dobradinha” ao ser classificado como a marca de futebol mais valiosa do mundo e a marca de futebol mais forte do mundo. É a primeira vez que um único clube conquista os dois títulos.

Em termos de valor da marca, o Real Madrid cresceu 19% ano a ano para £ 1,3 bilhão, impulsionado – afirma o relatório – por uma trajetória de receita positiva e uma pesquisa global na qual era mais provável que fosse classificado como ‘o melhor clube do mundo’. Embora o valor da marca deste ano ainda não tenha superado o pico pré-pandemia, representa um sucesso para um clube que, no papel, está ampliando a diferença na tabela da La Liga entre o rival de longa data FC Barcelona.

Essa diferença também está representada no ranking deste ano, com o FC Barcelona caindo para o terceiro lugar no ranking, ultrapassado pelo vencedor da Premier League inglesa Manchester City. Outra queda notável é o rival deste último, o Manchester United, que teve uma temporada decepcionante e viu sua classificação de valor de marca cair do terceiro lugar para o quinto. Do outro lado do Canal, o Paris Saint Germain viu seu valor de marca aumentar em 16%, estimulado em parte pela chegada do superastro Lionel Messi, muitas vezes considerado o maior jogador de futebol de todos os tempos.

As 10 principais marcas de clubes de futebol:

Real Madrid – £ 1,293 bilhão (+12,3% ano a ano)
Manchester City – £ 1,126 bilhão (+11,6%)
FC Barcelona – £ 1,124 bilhão (-1,7%)
Liverpool FC – £ 1,079 bilhão (+22,8%)
Manchester United – £ 1,060 bilhão (+4%)
Bayern de Munique – £ 940 milhões (-2,4%)
Paris Saint-Germain – £ 871 milhões (+8,7%)
Tottenham Hotspur – £ 740 milhões (+13,4%)
Chelsea FC – £ 725 milhões (+4,4%)
Arsenal FC – £ 672 milhões (+10,4%)

Em termos de força da marca (que é medida em uma escala de até 100), o Real Madrid (94) chega ao primeiro lugar, seguido pelo Liverpool FC (92,9), FC Barcelona (92,1), Manchester United (92) e Bayern de Munique (88,6). O aumento da força da marca de muitos dos clubes segue a recuperação da reputação após o anúncio desastroso de uma Superliga Europeia (ESL), que foi rapidamente descartada. No caso do Liverpool, por exemplo, sua “reversão clara e positiva da propriedade após o fiasco da ESL” (incluindo um pedido de desculpas pessoal do proprietário John W Henry) levou ao maior aumento na força da marca do que qualquer clube.Os resultados do ranking da Brand Finance são acompanhados de perto pelos clubes, sendo a atividade comercial, licenciamento e branding uma parte cada vez mais importante da indústria do futebol. Os clubes de futebol são um grande negócio. Assim, o site oficial do Real Madrid publicou um comunicado de imprensa sobre o seu sucesso no relatório, enquanto o clube italiano Juventus se vangloriava do seu “impressionante aumento de 25% no valor da marca” e de possuir “a marca de maior valor financeiro, compondo aproximadamente 30% do valor total do negócio” (Juventus revelou uma nova identidade de marca e logotipo em 2017).

O impacto de marcas fortes de futebol também ressoa além das salas de diretoria dos clubes. Como o relatório descreve, o futebol continua sendo o esporte mais popular do mundo, e os grandes clubes podem moldar e influenciar a percepção de cidades e países inteiros – ainda mais do que as marcas corporativas. Conforme descrito pela diretora da Brand Finance España, Teresa de Lemus: “As marcas de futebol não são apenas marcas de entretenimento. Eles também são marcas locais ou marcas do país. E, como tal, fazem parte de uma indústria que contribui muito para o PIB e o sentido de significado dos países. A ligação entre a marca da cidade e a marca do clube é altamente relevante e uma poderosa ferramenta de marketing. Ambos têm a capacidade de atrair turismo, dar visibilidade internacional e impactar um no outro.”

Além disso, a popularidade do futebol significa que os principais clubes – do Real Madrid ao Manchester Utd – têm algumas das marcas globais mais reconhecidas. De acordo com o CEO da Brand Finace, David Haigh, esses clubes “ostentam uma força de marca semelhante à da Coca-Cola e do Google” – e isso deve aumentar ainda mais (especialmente nos EUA, com a popularidade do futebol superando recentemente o hóquei no gelo).

Olhando para o futuro, a WTR publicará a próxima edição de sua ‘Trademark Premier League’ na próxima semana, na qual analisamos os portfólios de marcas dos principais clubes e jogadores de futebol. Embora essa proteção de propriedade intelectual não seja o único fator quando se trata de valor de marca, ela pode revelar a importância que os clubes atribuem à proteção e comercialização de seus ativos de marca.

Fonte: WTR

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