O co-CEO da Netflix, Ted Sarandos, confirmou o que foi um segredo aberto por um tempo: os anúncios estão chegando à Netflix.
De acordo com o Hollywood Reporter, Sarandos confirmou relatos que vazaram na segunda semana de maio e revelaram que um plano mais barato e suportado por anúncios da Netflix está a caminho.
As coisas mudaram rapidamente para a Netflix a esse respeito em 2022. No início de março, o diretor financeiro da empresa, Spencer Neumann, foi questionado sobre a perspectiva de um plano suportado por anúncios e só chegou a dizer que “nunca poderia dizer ‘nunca’” quando perguntado sobre a ideia, antes de acrescentar rapidamente que “não é algo nos planos [da marca] no momento”.
Então, em 20 de abril, durante uma teleconferência de resultados, o parceiro de Sarandos, o outro co-CEO da Netflix, Reed Hastings, revelou que o serviço de streaming estava “bastante aberto” à possibilidade de um plano suportado por anúncios e que isso poderia “figurar no próximo ano ou dois.”
Agora, porém, os anúncios estão chegando, com Sarandos dizendo no palco do Cannes Lions, um festival da indústria de cinco dias que está acontecendo agora, que ele queria conquistar um “grande segmento de clientes”. Ele também confirmou que o plano será uma oferta separada e os anúncios não começarão a aparecer nas contas Netflix dos assinantes existentes.
Questionado sobre os anúncios na plataforma, Sarandos disse: “Deixamos um grande segmento de clientes fora da mesa, que são as pessoas que dizem: ‘ei, Netflix é muito caro para mim e não me importo com publicidade. Nós estamos adicionando um plano com anúncios, não estamos adicionando anúncios ao Netflix como você conhece hoje. Estamos adicionando um plano de anúncio para pessoas que dizem ‘ei, quero um preço mais baixo e assistirei a anúncios.’”
Ele não deu detalhes sobre quando os anúncios chegarão à Netflix, mas, se os relatórios anteriores forem precisos, será antes do final de 2022.
Sarandos também estava otimista sobre as perspectivas da empresa, acrescentando que a Netflix tem “…bastante escala, lucratividade e fluxo de caixa livre para continuar a expandir esse negócio”.
A medida ocorre quando a Netflix procura reconquistar assinantes que foram prejudicados por vários aumentos no custo mensal das assinaturas e atrair pessoas que ainda não experimentaram a Netflix.
A empresa também busca aumentar a receita depois que foi anunciado no final de abril que havia perdido 200.000 assinantes desde o início de 2022 e, como resultado, viu seu valor cair mais de US$ 70 bilhões.
Um nível de preço mais baixo suportado por anúncios não é uma ideia revolucionária para um serviço de assinatura. Hulu, HBO Max, Paramount Plus e Peacock já fazem isso e o Disney Plus também trará a opção este ano.