Pais que precisam de calçados para as crianças de 0 a 9 anos podem receber e experimentar os produtos na própria residência
Buscando cada vez mais acompanhar as necessidades e mudanças do mercado, em 2018, a Bibi criou a área de transformação digital que visa iniciativas com foco no cliente e na digitalização. Nos últimos dois anos, a rede com 150 lojas no Brasil e na América Latina acelerou ainda mais os planos digitais, oferecendo novos serviços e experiências que facilitam a rotina e, ao mesmo tempo, trazem segurança aos clientes da marca. Depois do sucesso de projetos como Prateleira Infinita e o Clique e Retire, um dos projetos visando a experiência do consumidor na jornada de compra foi implantado nas lojas da rede. Chamado de Bibi em casa, a iniciativa que traz a facilidade de o cliente escolher os produtos desejados e experimentar no conforto de sua casa, oferecendo mais uma opção ao público da marca.
Em resumo, o serviço é realizado de forma muito simples: o cliente conversa com a vendedora via WhatsApp, seleciona os produtos disponíveis na loja por meio de um catálogo online e, em seguida, recebe uma mala personalizada com os calçados em casa, assim, o cliente pode experimentar todos os produtos no conforto de sua residência e decidir quais prefere. Após a escolha dos produtos, é gerado um link para pagamento online e a mala é devolvida à loja. Isso auxilia de forma efetiva aqueles clientes que possuem uma necessidade de compra, mas preferem a praticidade de receber e experimentar os produtos no conforto da própria casa.
Cada vez mais a rede vem acelerando os projetos e a expansão da área de transformação digital, sempre pensando na melhor experiência para o cliente. Esse movimento deu-se por meio de tecnologias existentes e novas, que auxiliaram nas vendas pelos meios digitais e de diversas ferramentas atuais. Na Bibi, a inovação é algo que faz parte do DNA e está presente nas equipes de todos os setores da empresa. Dessa forma, ao longo dos anos foram desenvolvidos projetos que visam a integração de canais para promover praticidade na jornada de compra do cliente por meio da Prateleira Infinita, Clique e Retire, Entrega Expressa, Bibi Delivery e Bibi em casa.
“Na Bibi, nossa definição de inovação é conseguir ver o que todo mundo vê, mas pensar o que ninguém pensou para melhorar fatores que contribuem para a entrega de mais valor ao cliente. O comportamento do consumidor está em constante mudança e nós estamos aprendendo dia a dia um pouco mais sobre os novos hábitos. Com tantos desafios, para atendermos o cliente com excelência e qualidade, onde quer que ele esteja, buscamos a evolução, o desenvolvimento de forma sólida, para nos conectarmos constantemente, levando nosso propósito a todos os consumidores”, relata a presidente da empresa, Andrea Kohlrausch.
Um dos exemplos de sucesso na rede é o da franqueada Maria Emília Tiveron Ferreira de Oliveira, responsável pela loja de Uberaba, em Minas Gerais. À frente da operação, ela percebeu que muitas mães que trabalham em tempo integral e buscam calçados para os filhos, as vezes, passavam na loja sem a criança para escolher um calçado. Com receio do modelo não servir, sempre deixavam a compra para depois. Foi neste momento que a empreendedora viu uma oportunidade de se aproximar desse público por meio do Bibi em casa.
“Reparamos que algumas mães visitavam sozinhas a loja, então demos como alternativa escolherem os modelos que mais gostam e lavarem um pé de cada opção para que a criança possa experimentar em casa. Em seguida, a devolução é feita via motoboy sem nenhum custo adicional. Hoje, temos uma cartela de clientes que efetua compras apenas utilizando o Bibi em casa. Eles não abrem mão da praticidade e do conforto, além da experiência que promovemos por meio deste projeto. Estar em uma cidade como Uberaba, nos ajuda nesta questão. Estamos próximos aos consumidores, então a entrega e a retirada dos calçados é feita de forma rápida. Para se ter ideia da importância desse serviço, nossa loja virou referência do Bibi em casa, por ser o carro-chefe de vendas da unidade. Em 2020, as vendas por este conceito representavam 70% do total da loja e, atualmente, é responsável por 30% da comercialização de produtos”, explica Maria Emília.
Para este ano, o foco da Bibi será continuar os investimentos em inovação, em manufatura e na eficiência das lojas. Além disso, a sustentabilidade é outro tema que está em alta na empresa e contextualiza ações em diferentes âmbitos, sendo eles ambiental, econômico, cultural e social, seguindo o propósito da empresa que é fazer o bem, um passinho por vez. Com isso, a marca leva este propósito e conhecimento profundo das crianças para o Varejo, por meio de um modelo de negócio divertido e inovador, totalmente alinhado com o conceito de omnicanalidade, tendo como foco entregar a melhor experiência na jornada de compra para os pais e os pequenos, além de resultados positivos para os franqueados.