Uma pesquisa da escola de negócios FIA Business School e do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo (IBEVAR), elencou as marcas varejistas mais bem avaliadas e admiradas pelo público e também por seus próprios colaboradores.
Para chegar aos 120 finalistas, a FIA se baseou em um sistema próprio de inteligência artificial (IA), que também considerou as avaliações dos funcionários, em busca de selecionar os melhores lugares para se trabalhar no setor de varejo do país.
Ao todo, foram 29 segmentos avaliados pela pesquisa, de vestuário a empresas de eletrodomésticos e eletrônicos. Para cada uma das categorias, o IBEVAR selecionou uma marca como a mais admirada, com base nas avaliações dos consumidores.
Centauro (Artigos Esportivos)
Vestcasa (Artigos para o Lar)
Assaí (Atacado);
Grand Cru (Bebidas);
Kipling (Bolsas e Malas);
Ri Happy (Brinquedos e Games);
Cacau Show (Cafés, Docerias e Sorveterias);
Melissa (Calçados – Marca própria);
Netshoes (Calçados – Multimarcas);
Ortobom (Colchões);
Am/Pm (Conveniência);
O Boticário (Cosméticos e Perfumes);
Lojas Americanas (Departamento);
Panvel (Drogarias);
Magazine Luiza (Eletrodomésticos e Eletroeletrônicos);
iPlace (Especializados e Outros);
GoCase Brasil (Acessórios de celulares);
McDonald’s (Fast Food);
Rommanel (Joias e Bijuterias);
Livraria Cultura (Livrarias e Papelarias);
Leroy Merlin (Material de Construção);
Tok & Stok (Móveis);
Chilli Beans (Óticas e Óculos Escuros);
Petlove (Pets);
Outback Steakhouse (Restaurantes);
Carrefour (Super e Hipermercados);
Bibi (Vestuário Infantil);
Hope Lingerie (Lingerie e Roupas de Praia);
Riachuelo (Vestuário).
Em oito dos 29 segmentos avaliados, a primeira colocada na percepção dos consumidores foi também a marca mais bem avaliada pelos colaboradores, do ponto de vista de qualidade e bem-estar no ambiente de trabalho. São elas:
Kipling
O Boticário
Lojas Americanas
Magazine Luiza
iPlace
Rommanel
Petlove
Bibi