Seja uma resposta competitiva ou apenas mais uma virada em um ciclo, as marcas de fast-food e lojas de conveniência estão mostrando uma fome pelo licenciamento.
As cadeias de fast-food e lojas de conveniência há muito se interessam pelo licenciamento com vários graus de sucesso e em grande parte por meio de coleções de edição limitada. Mas com a 7-Eleven tendo lançado recentemente um site de comércio eletrônico para produtos de estilo de vida e a licenciada do Subway Bioworld se preparando para lançar camisetas, moletons, bonés e outras roupas do Subway na Primark no Reino Unido neste outono, as marcas de fast-food e lojas de conveniência parecem estar ganhando poder de permanência.
Esses esforços seguem a contratação do McDonald’s em 2020 do The Joester Loria Group para trazer a marca para roupas e acessórios, colecionáveis e outros produtos, enquanto as cadeias de lojas de conveniência WaWa e Circle K estabeleceram lojas de comércio eletrônico, esta última com roupas co-branded com Eddie Bauer e Port & Co.’s Port Authority. O McDonald’s abriu sua loja de comércio eletrônico “Golden Arches Unlimited” no final de 2019 e adicionou um programa de fidelidade neste verão para aprofundar ainda mais sua conexão com os consumidores. E a WaWa realizou um sorteio em agosto passado que contou com 10 pares de tênis de corrida Nike Air Max 90 adornados com designs com o tema WaWa, enquanto a 7-Eleven respondeu no início deste mês com tênis Nike Dunk High com as cores da rede.
“No futuro, pretendemos continuar oferecendo aos consumidores mercadorias e serviços de alta qualidade e realizar iniciativas que dêem aos consumidores uma sensação de entusiasmo”, disse Yoshimichi Maruyama, diretor executivo da 7-Eleven Holdings.
Essa sensação de entusiasmo é atraente tanto para lojas de fast-food quanto para lojas de conveniência que buscam promover sua marca em uma tentativa de aumentar o tráfego de consumidores em um momento em que muitos deles mudaram para compras on-line. Na maioria das vezes, muitas das redes estão vendendo apenas roupas e outros produtos licenciados em lojas de comércio eletrônico. Isso ocorre porque muitos dos franqueados que operam lojas são historicamente relutantes em levar produtos na loja além do foco em alimentos e bebidas. E o interesse das redes por produtos licenciados geralmente ocorre em ciclos, algo que aconteceu há vários anos, quando algumas redes lançaram locais pop-up, incluindo um hotel com tema Taco Bell.
“As marcas querem se estender por vários motivos e, com os grandes, não se trata tanto do dinheiro, mas dos olhos e da interação com os consumidores”, disse Bill Cross, vice-presidente sênior de desenvolvimento de negócios da Broad Street Licensing, que representa a marca Subway. “Também é pressão dos colegas e, se a Taco Bell está fazendo isso, a Pizza Hut sente que deveria também. Não vejo a longo prazo e o desafio aqui é o gerenciamento de recursos e se você vai ter vestuário, tem que ter uma grande quantidade de estoque em tamanhos diferentes.”
Embora o risco de estoque seja considerável, algumas redes acreditam que a exposição adicional da marca vale o investimento.
“A 7-Eleven se tornou mais do que apenas uma loja de conveniência”, disse Marissa Jarratt, vice-presidente executiva e diretora de marketing da 7-Eleven. “É um destino para lanches, um cenário de sessão de fotos, um palco de videoclipe, um paraíso para os amantes de carros – e um item essencial para os clientes. Esperamos que este brinde sirva como outro lembrete para nossos clientes.”