A Brand Licensing Europe (BLE) aconteceu em Londres, de 20 a 22 de setembro.
Foram mais de 220 marcas participando, palestras, desfiles, networking e muito mais!
O tema principal do evento foi a Moda, com desfiles que mostraram as colaborações de marcas com personagens e marcas que apostam na sustentabilidade e comunidade.
As palestras e conferências ocorreram com temas tão variados como Sustentabilidade no Licenciamento Esportivo, Construção de Marca no Metaverso e Reconstrução do Processo de Licenciamento, desde os desafios da cadeia de suprimentos até a necessidade de maior velocidade no mercado. A programação da conferência de quarta-feira incluiu uma palestra sobre a construção de uma estratégia de licenciamento e varejo pós-pandemia e um estudo sobre Como estender uma marca por meio de experiências baseadas em localização.
Confira como foi a BLE:
Tendência Barbiecore
A tendência Barbiecore foi colocada em evidência pela Mattel, impulsionada pelo filme da Barbie que estreará em 2023. A marca está apostando em diversas parcerias de moda, como Tezenis (Itália) e Jean-Louis Sabaji. O desfile da marca foi um dos mais aguardados.
Passarela
Colour the Decades – reinventando designs icônicos de futebol em roupas ‘leisurewear’.
Desfile de crianças com Cry Babies Magic Tears, Karma’s World, PlayStation e marcas Universal.
Colaborações, com Harlem Globetrotters, Smurfs e Museu de História Natural x Joanie.
Barbie: The Ultimate Fashion Icon: looks de Balmain, Gert Johan Coetzee, Alessandro Enriquez, Zara e River Island.
Alimentos e Bebidas com Perfetti Van Melle (Mentos e Chupa Chups) e Pink Key Licensing (Kellogg’s, Pan Am, Pringles e SLUSH PUPPiE)
SEGA: Sonic the Hedgehog: Fashion in the fast lane, com collars com Hype, MJB e mais
Colaborações de entretenimento, com marcas da Activision Blizzard com Beanstalk – Call of Duty, Crash Bandicoot, Overwatch, World of Warcraft; Teletubbies x Ellesse x GoGuy trará sua coleção alegre e fluida de gênero; The Next Step (do Boat Rocker Studio), apresentando sua linha no Pineapple; e marcas da Universal – Universal Studios x Gucci, Hot Stuff x Broken Promises, Scarface x Shoe Palace, Kung Fu Panda x Urban Revivo, Universal Monsters x WAAC, Felix the Cat x Levi’s, Felix x Vanson M.C., T. x Lazy Oaf, Trolls x Milk Boy, Jurassic x The Hundreds e Richie Rich x Reason.
Cultura e Unidade: Designers, modelos e equipes criativas negras e da comunidade LGBT
Parceria Levi’s x Sibu usando resíduos de jeans para criar peças de moda inovadoras com a sustentabilidade em mente.
Angela Quansah, uma designer premiada que apareceu na Vogue e na Elle, e atualmente aparece no desfile de moda africana do V&A Bunmi, com seus designs de noivas e alta costura.
DJ para Cardi B e Idris Elba, DJ Longers
Roupas Black Lives Matter da Fashion United
Sustentabilidade, apresentado pela Products of Change, Junk Kouture e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
Marcas/Companhias
Teletubbies
A WildBrain se uniu à marca italiana de esportes e estilo de vida Ellesse e a marca de roupas de festival e streetwear GoGuy para uma coleção de moda adulta Teletubbies de edição limitada e fluida para celebrar o Orgulho 2022. A linha apresenta cinco histórias de tendências coloridas, refletindo cada personagem Teletubby e uma impressão de adesivo de herói.
A colaboração faz parte das comemorações do 25º aniversário dos Teletubbies, com atividades que abrangem moda, arte e música, todas refletindo o DNA único da marca de alegria inesperada, desenvolvimento infantil e diversidade.
A coleção reflete o status dos Teletubbies como ícones de inclusão, união e aceitação, e está na moda enquanto transborda diversão e diversão. O desfile é garantido para espalhar positividade e deixar você sorrindo como um pedaço de Tubby Toast!
Junk Couture
Junk Kouture é um programa criativo que promove a importância da sustentabilidade, invertendo nossa perspectiva sobre o ‘lixo’ e desafiando os jovens a criar roupas de moda bonitas e interessantes a partir de materiais que normalmente estariam indo para o lixo. A Junk Kouture recentemente fez parceria com as Nações Unidas com uma estratégia para fornecer resultados tangíveis em seis dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU até 2030, ajudando a moldar e entregar os engenheiros circulares de amanhã. “Com um pouco de imaginação, inovação e criatividade inata, a indústria da moda pode fazer as mudanças para garantir a produção e o consumo sustentáveis de roupas”, disse Katie Brill, vice-presidente sênior de comunicações globais da Junk Kouture.
SEGA
Patrocinadora Platinum no evento, a dona da marca Sonic apresenta o melhor de seus produtos de moda e estilo de vida, destacando os incríveis designs e inovações que vieram da colaboração com alguns dos principais designers, varejistas e licenciados do setor em todo o mundo.
Aardman Animation
A agência Start Licensing e o estúdio de animação Aardman estão atualmente trabalhando em uma campanha para o 30º aniversário de The Wrong Trousers de Wallace & Gromit; novos licenciados para Shaun: O Carneiro incluem o parceiro de vestuário ERVE; enquanto Robin Robin tem licenciados como Macmillan Children’s Books e Aurora a bordo; há também uma sequência de Fuga das Galinhas em desenvolvimento; uma nova propriedade que está sendo lançada no BLE é Lloyd of the Flies que será transmitida no CITV; enquanto Morph e Timmy Time também fazem parte de um forte portfólio.
Pringles
A marca europeia é agenciada pela Pink Key Licensing. Uma das marcas de snacks mais amadas da Europa e disponível em todos os pontos de venda de mercearia, ela viu seus produtos distribuídos em todos os principais pontos de venda europeus, incluindo acordos globais com H&M e Zara.
Pringles é uma marca “cool” com um logotipo icônico e o inconfundível Mr P sempre presente. O grande sucesso do produto ocorre quando os licenciados fazem seu produto parecer uma lata (como o estojo de lápis Pringles de grande sucesso) ou colocam produtos em uma lata (como quebra-cabeças ou meias).
Agora existe um novo guia de estilo baseado no que sabemos que os consumidores de Pringles desejam – jogos, música e esportes usando as formas e cores familiares e até mesmo uma reforma para o Mr P.
Jazwares e Squishmallows
A Jazwares promoveu sua marca de pelúcia de enorme sucesso Squishmallows®.
A Squishmallows está se expandindo como uma marca global de estilo de vida com colaborações em várias categorias, incluindo saúde e beleza, artigos para o lar, vestuário, novidades e muito mais, expandindo ainda mais o universo Squishmallows. Este anúncio se baseia em um crescimento monumental em 2021, quando a sensação da mídia social viu seu conteúdo gerar mais de 8,3 bilhões de visualizações de vídeo no TikTok e @squishmallows (e hashtags relacionadas) marcados em mais de 1 milhão de postagens no Instagram.
Desde a estreia dos Squishmallows em 2017, a marca tornou-se conhecida por sua sensação ultra-suave e designs adoráveis, encantando fãs de todas as idades com as personalidades únicas e adoráveis dos Squishmallows. A demanda por Squishmallows está em alta. As vendas de Squishmallows no Reino Unido dobraram em 2022 para se tornar uma das propriedades de crescimento mais rápido no NPD. Este ano, Squishmallows levou a maior honraria da indústria de brinquedos dos EUA, o cobiçado prêmio Toy of the Year da Toy Association, enquanto também atingiu o marco monumental de mais de 125 milhões de pelúcias vendidas globalmente.
University of California, Los Angeles (UCLA)
Como a universidade de pesquisa número um e a universidade mais aplicada nos Estados Unidos, a UCLA é uma marca de estilo de vida conhecida mundialmente. Com um campus diversificado, equipes de atletismo vencedoras e um renomado estilo de vida da Califórnia, cria-se um ambiente invejável, otimista e criativo. Localizado na paisagem icônica que é a cidade de Los Angeles, há um certo fascínio que cerca a UCLA. Isso continua a atrair o interesse do público em todo o mundo, criando uma demanda contínua por produtos de moda e estilo de vida da UCLA, como comprovado por colaborações bem recebidas, como a coleção cápsula criada com a marca de moda global Highsnobiety e a marca LA MARKET, lançada em 2022.
Bing
O parceiro de brinquedos de Bing, Golden Bear, está expandindo sua linha. A pelúcia Hero para 2022 é o Talking Biteysaurus Bing, baseado no brinquedo de dinossauro favorito do Bing, com 20 sons.
Um novo e colorido Talking Rainybow Bing – apresentando a imensamente popular Rainybow Song do Bing – e outro mini-jogo temático sobre a hora do banho seguirão para SS23.
Smiley, um embaixador da mudança
Após o sucesso do multifacetado 50º aniversário, 2023 em diante verá uma duplicação da energia positiva gerada, com uma campanha de pensamento futuro que enfatiza o planeta e seus habitantes.
Em 2023, o CEO Nicolas Loufrani está tornando a The Smiley Company líder global em marcas responsáveis, impulsionando os negócios ‘Future Positive ®’ por meio de uma campanha imersiva de 360°. Com o objetivo de elevar as vendas e o reconhecimento, apoiando os criadores de mudanças na comunidade de extensão de marca; com 64 parceiros, em 12 categorias já em conversa.
‘Future Positive ®’ é uma extensão da missão da Smiley de criar um mundo mais feliz, mais gentil e mais consciente. Uma iniciativa inédita, trabalhando com marcas globais para combater a injustiça social e climática em todo o mundo por meio de produtos transparentes e produzidos de forma sustentável.
Xilam Animation
O estúdio francês de animação trouxe Oggy Oggy, um spin-off pré-escolar de sua franquia icônica e internacionalmente amada Oggy and the Cockroaches. A primeira temporada estreou globalmente na Netflix em agosto de 2021.
Também está presente Lupin’s Tales, uma série de comédia para pré-escolares, que vai ao ar internacionalmente em mais de 15 países e tem mantido um sucesso impressionante na China.
Ao lado disso está Onde está Chicky? – uma série curta de comédia sem diálogo produzida pela Xilam’s Cube Creative. A série é direcionada a um público intergeracional e vê um adorável pintinho aparecer em um novo ambiente ou descobrir um novo objeto em cada episódio.
Xilam também traz novas propriedades Space Goofs e Ratz para BLE, que estão disponíveis na Netflix e ambas têm comunidades de fãs entusiasmadas.
Também estrelando na linha BLE da Xilam está a comédia de animação de renome internacional Zig & Sharko, que viu seus adoráveis personagens navegando pelos sete mares em sua última temporada. Com lançamento em setembro de 2023, a novíssima quarta temporada surpreenderá seu público dedicado e engajado, ao ver Zig, Sharko e Bernie voltarem para sua ilha, acompanhados por Marina, que os fãs verão crescer suas próprias pernas graças a sandálias mágicas.
Completando a oferta BLE da Xilam está a clássica e muito amada franquia Oggy and the Cockroaches, após a estreia mundial de sua recém-projetada série de reboot Oggy and the Cockroaches: Next Generation na Netflix em julho deste ano.
Crunchyroll
A Crunchyroll está apresentando uma grande e emocionante lista de títulos de anime em todos os gêneros disponíveis, incluindo Chainsaw Man, a série de fantasia sombria de sucesso Attack on Titan e JUJUTSU KAISEN, a popular série de aventura de super-heróis My Hero Academia, que está estreando uma nova temporada em breve no Crunchyroll e SPY x FAMILY, a série de espionagem cômica que é um conto emocionante de uma família encontrada e uma aventura repleta de ação com a paz mundial em jogo.
Outros títulos incluem o popular Mob Psycho 100, que está chegando ao Crunchyroll neste outono com uma nova temporada, o amado título de garota mágica Cardcaptor Sakura: Clear Card, a série de ação Tokyo Revengers, o anime científico pós-apocalíptico Dr. STONE, a popular e duradoura série shonen Black Clover, e a icônica JoJo’s Bizarre Adventure.
TOEI Animation
O estúdio traz One Piece, One Piece Film: Red, Dragon Ball Super, Dragon Ball Super: Super Hero, Digimon e Sailor Moon, com diversos produtos sendo desenvolvidos.
One Piece: A série de TV animada com mais de 1000 episódios transmitidos em 80 países e mais de meio bilhão de cópias do mangá vendidas até hoje no mundo, ainda está em pleno andamento com mais e mais licenciados se juntando à aventura em todo o mundo. A editora de videogames Bandai Namco lançará One Piece Odyssey, o no.vo videogame One Piece em 13 de janeiro de 2023.
One Piece Film: Red: O novo filme de One Piece alcançou números excepcionais nas bilheterias globais. Com mais de 10 milhões de admissões no Japão é, até agora, o filme mais rentável da franquia e o melhor filme de animação de 2022.
Sailor Moon: 2022 foi um ano cheio de collabs para a marca, com Vans, Casio e a marca francesa de luxo Maje.
Activision Blizzard
A Activision Blizzard está apresentando seu portfólio com mais de 10 franquias no total de bilhões de dólares.
Entre as franquias icônicas que estão “abertas para negócios” durante o BLE 2022 estão Call of Duty, Candy Crush, Diablo, Overwatch, World of Warcraft e muito mais.
A companhia participou do desfile de moda com modelos profissionais desfilando com roupas, acessórios e calçados das marcas.
A franquia Call of Duty da Activision se tornou uma das franquias de videogame mais vendidas do mundo e emociona os fãs como uma das propriedades de entretenimento mais populares do mundo!
O jogo mobile e online da King, Candy Crush Saga, está comemorando seu 10º aniversário este ano! Com mais de três bilhões de downloads e 250 milhões de usuários ativos mensais, Candy Crush Saga continua incrivelmente popular com uma comunidade muito diversificada e global.
Um legado global da Blizzard Entertainment que abrange mais de 25 anos e todas as principais plataformas, Diablo continua sendo uma franquia de RPG de ação que define o gênero por meio de seus vários lançamentos, expansões e remasterizações de jogos.
Overwatch 2 (lançamento em 4 de outubro) chegará como o lançamento mais significativo da franquia desde sua estreia, trazendo uma sequência free-to-play para jogadores novos e veteranos por meio de um modelo de serviço ao vivo sempre ativo e em constante evolução.
Ao longo de quase 30 anos e 20 anos, respectivamente, as franquias Warcraft e World of Warcraft da Blizzard estabeleceram o padrão dentro do espaço MMORPG e jogos em geral com mais de 140 milhões de contas de jogadores vitalícios.
Ursinhos Carinhosos
A Cloudco Entertainment, proprietária da amada marca Care Bears™, a J&M Brands, a principal agência independente de licenciamento no Benelux, e a Difuzed BV, fabricante líder de vestuário de estilo de vida licenciado, têm o prazer de anunciar o lançamento de uma edição limitada para celebrar o 40º aniversário da marca, com um vestido de alta costura da renomada marca de moda JimmyPaul.
Novidades em conteúdo
Moonbug está expandindo Little Baby Bum, com novos conteúdos no Youtube.
Silvergate Media tem um novo IP pré-escolar, Creature Cases, série que está na Netflix.
A série animada segue as aventuras da dupla de detetives Sam Snow e Kit Casey, que se especializam em resolver mistérios de animais explorando os habitats e comportamentos de criaturas fascinantes e às vezes bizarras. Esses brilhantes detetives de animais viajam por um mundo habitado exclusivamente por animais, resolvendo mistérios de animais incompreensíveis que misturam fatos zoológicos reais com ação de detetive selvagem.Novos episódios serão lançados no final deste ano e em 2023, oferecendo mais ação de detetive e aventuras dinâmicas para fãs em todo o mundo.
Pip and Posy
A premiada série pré-escolar da Magic Light Pictures, acaba de confirmar uma segunda série a ser lançada no início de 2023.
ZAG lança nova divisão de conteúdo, ZAG STREAM – A nova divisão foi criada para impulsionar o negócio de conteúdo direto para streaming da empresa.
O primeiro projeto da ZAG Stream é a série animada de fantasia de super-heróis, Fairyon, uma releitura de alguns dos personagens de contos de fadas mais famosos do mundo contados com um toque de super-herói. Atualmente em pré-produção, o projeto será apresentado aos compradores no próximo MIPCOM.
Fairyon – uma série episódica de 13 x 1h para crianças e famílias que explora a história secreta dos contos de fadas – reúne a equipe criativa por trás de Miraculous. Nathanaël Bronn—que também atua como diretor de arte de Miraculous—é o criador e diretor da série; Jeremy Zag, criador do Universo Miraculous irá produzir.
Em Fairyon, Rapunzel é uma princesa em busca da verdade e da justiça. Para ajudá-la em sua busca, ela reúne ao seu redor uma equipe de super-heróis lendários – Chapeuzinho Vermelho, Aladdin, Gretel, Cinderela e Jack – que unem seus poderes mágicos para impedir que um Cavaleiro Misterioso liberte o mais terrível dos adversários presos em um Espelho Mágico. Ao acompanhar suas aventuras, as crianças estão prestes a descobrir por que os nomes desses heróis de contos de fadas sobreviveram ao longo dos séculos!
Competição LicenseThis!
Os vencedores foram:
Categoria de marca e design: TheSpookysaurus
Personagem e Animação: Frobelles
Design de Produto: Penny Kyriacou