Estudo revela como será o Dia das Crianças 2022

O dia 12 de outubro, data em que é comemorado o Dia das Crianças, está chegando. Um estudo feito pela Behup para a Globo entrevistou 500 pessoas, com o objetivo de entender como será essa data para o comércio, visto que estamos em um período de menos dinheiro à disposição e alta na inflação. Apesar disso, os brasileiros estão dispostos a presentear mais e comemorar fora de casa.

Da amostra de 500 entrevistados, 76% pretendem comemorar o Dia das Crianças. No ano passado, o grupo representava 57%. Já entre os que compraram presentes, o número saltou de 70%, em 2021, para 81% que planejam presentear neste ano. Como forma de celebração, 32% querem ir a um parque de diversões com a família ou as crianças; 23% vão fazer uma refeição especial em casa; e 21% levar a criança a uma loja de brinquedos.

Percebe-se que no passado as comemorações ainda estavam mais contidas por causa da pandemia, com muitas pessoas dizendo que iam assistir conteúdos na TV e no streaming. Neste ano, as comemorações serão mais fora de casa.

Comportamento no Dia das Crianças

Em média, cada pessoa pretende presentear duas crianças na data. Eles são filhos (39%), sobrinhos (33%), afilhados (16%) e netos (8%). Mas os adultos também ganham presentes. 5% dos entrevistados pretendem se auto presentear no dia 12.

Dos +18 anos, 69% pretendem ganhar presente dos pais e 32% pretendem se auto presentear.

Para decidir o presente, 47% priorizam o que a criança está precisando, 37% o que elas querem ganhar e 35% buscam uma surpresa ou novidade. O ponto alto das compras será perto da data oficial. 46% dos entrevistados afirmaram comprar o presente na última semana ou no próprio dia. Ainda assim, 90% pretendem pesquisar preços ou informações sobre o produto antes de adquiri-lo.

Tipos de presente por faixa etária

De 1 a 4 anos: cama elástica, livros, gibis, revistas, avião, carrinho, caminhão, doces e chocolates, bola ou brinquedo educativo
De 5 a 9 anos: Boneca, boneco, urso de pelúcia, avião, carrinho, caminhão, bola, brinquedo educativo, roupas ou calçados
De 10 a 13 anos: Celular / smartphone, computador / notebook, vídeo game, jogos para vídeo game ou computador, artigos de perfumaria, roupas, calçados, livros, gibis ou revistas
De 14 a 17 anos: Jogos de tabuleiro, videogame, jogos para videogame ou computador, bicicleta, skate, patinete, tablet,
livros, gibis ou revistas
Marcas e canais favoritos de compra

O canal favorito de compra são as lojas físicas especializadas (33%), seguidas pelos marketplaces (32%), comércio local (31%) e o site da própria loja (30%). Para escolher as lojas, os consumidores levam em conta, primeiro, o preço (50%). Depois, a variedade de produtos (36%) e as formas de pagamento (32%).

Em média, segundo o estudo, o consumidor pretende gastar R$ 165 com o presente de Dia das Crianças. Em uma comparação com o ano passado, isso significa que 53% vão manter o patamar de dinheiro investido no presente, 28% vão aumentar e 19% diminuir. Para quem vai diminuir, duas razões aparecem empatadas: a necessidade de economizar e um aumento nos gastos fixos deixando menos dinheiro disponível. Ambas foram citadas por 35% do público.

As principais lojas citadas para compra de presentes de Dia das Crianças foram: Lojas Americanas (49%), Shopee (38%), Mercado Livre (29%) e a Ri Happy (25%).

Fonte: Meio e Mensagem

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui