Qualquer estratégia de marketing de empresas de brinquedos que não inclua o TikTok em sua campanha de mídia social está perdendo uma grande chance.
Isso porque a plataforma de mídia social de compartilhamento de vídeos lançou algumas das campanhas publicitárias de maior sucesso nos últimos anos e seu público é em grande parte jovens que usam as mídias sociais para buscar inspiração para sua próxima compra.
A geração Z, por exemplo, que atualmente tem entre 10 e 25 anos, representa a maioria da base de usuários do TikTok e estima-se que representa 40% dos consumidores globais.
Os primeiros dados já estão mostrando que o próximo mercado-chave da indústria de brinquedos é a Geração Z. Isso porque eles estão começando a abraçar a ideia de comprar brinquedos para si mesmos, com 70% comprando um brinquedo para preencher seu tempo livre em 2020. Já sabemos que a Geração Z adora nostalgia, e um aumento recente na ideia de ‘curar a criança interior’ gerou vídeos com mais de 520 milhões de visualizações no TikTok.
E não é apenas a Geração Z que está no TikTok: 39% dos Millennials também estão na plataforma, tornando o TikTok o espaço ideal para comercializar para os pais. Para você ter uma ideia, #ParentsofTikTok tem mais de 23 bilhões de visualizações atualmente.
O que estamos dizendo é – é um ótimo momento para ser uma marca de brinquedos no TikTok.
Como você comercializa uma marca de brinquedos para os jovens?
Longe vão os dias das campanhas de brinquedos e anúncios de TV que se baseiam em estereótipos de gênero. Agora, existem novas maneiras de estimular o reconhecimento da marca e as vendas de brinquedos.
Uma pesquisa mostrou que, aos sete anos de idade, a maioria das crianças já possui dispositivos móveis. É fácil ver como as plataformas de mídia social são uma das melhores maneiras de comercializar marcas de brinquedos, pelo motivo óbvio de que abrigam uma grande quantidade de jovens.
Na verdade, os vídeos curtos do TikTok continuam a substituir a TV tradicional, tanto para os jovens membros da Geração Z (que possuem US$ 143 bilhões em poder aquisitivo) quanto para seus pais. Isso significa que, para as marcas de brinquedos, as mídias sociais terão um papel mais influente do que a publicidade na televisão quando se trata de atrair o público mais jovem.
Mesmo entre as plataformas de mídia social, o TikTok é único, porque se inclina fortemente para um público mais jovem: 70% do público do aplicativo tem menos de 24 anos, com 30% dos usuários com menos de 17 anos. 90% deles estão sintonizados no aplicativo todos os dias, por uma média de 52 minutos por dia.
Em suma, o TikTok tem muito a oferecer às marcas de brinquedos, se você fizer da forma certa.
TOP 5 Estratégias de marketing de brinquedos no TikTok
Quando você está desenvolvendo seu plano de marketing, vale a pena verificar o que o resto do mercado está fazendo, para que você possa ver quais de seus anúncios estão funcionando e, mais importante: por quê.
Selecionamos cinco estratégias para divulgar brinquedos no TikTok:
1. Aproveite as tendências relevantes do TikTok
Aproveitar as tendências atuais do TikTok em sua publicidade de brinquedos pode aumentar exponencialmente o alcance de seus produtos.
Por exemplo:
A tendência ASMR TikTok apresenta vídeos relaxantes ou calmantes com sons satisfatórios. É incrivelmente popular! A hashtag #ASMR agora tem incríveis 380 bilhões de visualizações. Mesmo ramificações desse gênero, como #ASMRsounds e #ASMRvideo, têm 43,3 bilhões e 24,1 bilhões de visualizações, respectivamente.
ASMR mostra que os jovens não usam apenas as mídias sociais para se conectar com amigos – eles também contam com elas para entretenimento e alívio do estresse. O mesmo pode ser dito para os brinquedos.
O público do TikTok não responde bem à publicidade tradicional, então, uma forma de fazer publicidade “orgânica” é com influenciadores.
Eles podem apresentar e exibir o produto, dando ao público a chance de ver todos os seus recursos e acessórios. Eles podem receber total controle criativo, o que torna o conteúdo final diversificado e genuinamente interessante.
2. Crie desafios e revelações
O núcleo da cultura TikTok é o aspecto de um “desafio” – onde os usuários são solicitados a replicar algo que viram em um vídeo ou fazer algo por um prêmio. As pessoas adoram assistir a desafios e revelações porque estão curiosas sobre o resultado.
E essa curiosidade compensa: o algoritmo do TikTok aumenta os vídeos com altas taxas de exibição. Portanto, se você conseguir manter as pessoas assistindo até o final, verá números de visualização muito maiores.
3. Mostre as personalidades dos influenciadores
Os influenciadores são um tema comum nesses exemplos de marketing de brinquedos – e não é surpresa o porquê.
Os influenciadores são os melhores amigos de um profissional de marketing. Isso porque usar o influenciador certo pode catapultar uma campanha diretamente para um público-alvo; 87% da Geração Z seguem um influenciador e 44% tomaram uma decisão de compra por causa de um influenciador. Eles são mestres na criação de conteúdo e sabem como fazer o vídeo perfeito para seu público específico.
Trabalhar com influenciadores permite que as marcas aproveitem o conhecimento deles, beneficiando-se de coisas como a compreensão de áudios de tendências, desafios e abreviações da Internet que, de outra forma, não seriam consideradas em uma estratégia de campanha publicitária. Deixá-los livres para criar as campanhas pode ser um grande acerto.
4. Personifique brinquedos em conteúdo nativo
Um fabricante de brinquedos que está bem ciente do poder dos influenciadores é a Mattel. A empresa de brinquedos recentemente trouxe a Barbie para o TikTok – e sua campanha vê a Barbie obter sua própria conta no TikTok.
Este vídeo, por exemplo, aborda a tendência ASMR que identificamos acima. Mas a novidade aqui é que o formato do próprio vídeo do TikTok ajuda a Barbie a se sentir mais como uma pessoa real. Ao personificar a boneca para criar conteúdo em estilo nativo, é uma extensão de como as crianças brincam com o produto: imaginando-a como uma mulher de verdade.
Em um comunicado, um representante da Mattel explicou: “Como uma empresa líder global de brinquedos, sabíamos que era essencial estrear as marcas da Mattel no TikTok de uma maneira única e autêntica que envolveria ainda mais nosso público multigeracional e expandiria nossa presença de marca.”
A Mattel combinou isso com uma estratégia robusta de marketing de influenciadores no TikTok para capturar a atenção de um grande público e falar sobre os brinquedos como consumidores e fãs da marca.
Isso significa que os TikTokers têm informações práticas de vendas, mas também podem encontrar a “própria Barbie” como ponto focal da marca em seu próprio canal.
5. Aproveite o FOMO (Fear of Missing Out)
O público da Geração Z está cada vez mais buscando experiências em vez de produtos para comprar. Isso não é surpreendente, já que os Millennials já iniciaram essa tendência e os jovens estão aproveitando a oportunidade para criar experiências memoráveis agora que a pandemia acabou. Mas como os fabricantes de brinquedos podem se adaptar?
Resposta: marketing através do FOMO (medo de ficar de fora). Criar uma campanha mostrando quão divertido é o brinquedo. Tão divertido que os usuários queiram experimentar.
Marketing de brinquedos – é hora de brincar!
Existem oportunidades incríveis disponíveis para marcas de brinquedos que usam o TikTok para sua próxima campanha de marketing.
A plataforma de mídia social tem catapultado campanhas para o sucesso viral em todos os setores, e a indústria de brinquedos não é diferente.
Embora possa ser intimidante descobrir por onde começar, esperamos que essas estratégias de marketing de brinquedos mostrem o que é possível para sua marca de brinquedos no TikTok. A principal conclusão é que os fabricantes de brinquedos devem começar adotando as peculiaridades da publicidade em uma plataforma tão exclusiva quanto o TikTok, o que significa adotar parcerias com influenciadores, unir tendências e criar conteúdo tão divertido quanto o produto que pretende promover.
Faça tudo isso e você estará no caminho certo para o sucesso do marketing de brinquedos do TikTok!