Marcas da Divisão 1 tiveram o melhor terceiro trimestre da história da companhia em receita bruta e o segundo melhor dos últimos oito anos em volume |
Sobral, 27 de outubro de 2022 – No terceiro trimestre de 2022, a Grendene alcançou receita bruta de R$ 909,7 milhões, um crescimento 11,2% ante o mesmo período no ano passado. Já o lucro líquido recorrente foi de R$ 198,5 milhões, com alta de 45,5% em comparação ao mesmo trimestre de 2021. O volume de pares vendidos avançou 0,7%, para 44,3 milhões. · No trimestre, a receita bruta do mercado interno foi 11,8% acima do mesmo período do ano anterior, atingindo R$ 741 milhões. Esse crescimento se deve, principalmente, ao efeito do reajuste de preço dos nossos produtos que agregou R$ 88,8 MM à receita bruta. Os produtos da Divisão 1 (todas as marcas exceto Melissa) registraram o melhor terceiro trimestre da história da companhia em receita bruta e o segundo melhor trimestre dos últimos oito anos em volume, atrás apenas do 3T20. “Apesar de um cenário macroeconômico desafiador, conseguimos resultados importantes, especialmente quando comparados com o mesmo período do ano passado. Nas marcas da Divisão 1 tivemos resultados históricos, puxados pelo desempenho da linha Ipanema e das marcas femininas (Grendha, Zaxy e Azaleia). Essas conquistas nos permitem entrar no último quarter otimistas”, afirma Alceu Albuquerque, diretor de Relações com Investidores da Grendene. Os produtos Melissa registraram crescimento da receita bruta (sell in) de 12,7% no trimestre. No período, o preço/par avançou 21,6%, decorrente do desenvolvimento de produtos com maior valor agregado, como o Melissa Free, produzido a partir de EVA de cana-de-açúcar, material mais leve e sustentável. Já o sistema de franquias da marca chegou a 389 lojas. O sell out seguiu a mesma dinâmica do sell in e, com isso, o faturamento cresceu 12,3%, o volume permaneceu estável e o preço médio subiu 13,3%. Nas exportações, a Grendene registrou receita bruta de R$ 168,7 milhões. O volume embarcado recuou 5,2% em comparação ao mesmo período do ano passado, passando de 7,8 milhões para 7,4 milhões de pares. Em dólares, a receita da exportação foi de U$32,1 milhões, avançando 8,1% em relação ao terceiro trimestre de 2021. Esses números retratam o crescimento de 14,4% e 13,9% da receita bruta por par em reais e em dólares, respectivamente. O EBIT recorrente atingiu R$ 89 milhões no terceiro trimestre de 2022, queda de 29,3% em comparação a igual período do ano passado. A margem EBIT recorrente recuou para 12,5% (-6,3 p.p.), resultado da pressão sobre o CPV (custo dos produtos vendidos) e do retorno das despesas comerciais à patamares históricos. “A queda no preço das nossas matérias-primas, em especial do PVC, apareceu de forma tímida neste trimestre, porém será percebida mais significativamente a partir do próximo período. Já as despesas comerciais voltaram a representar 24,7% da receita líquida. Os gastos relacionados a publicidade e propaganda, fretes, comissões, aceleração das lojas on-line e investimentos estratégicos em tecnologia e inovação foram os que registraram as maiores variações no período”, explica Albuquerque. E-Commerce O e-commerce das marcas da Grendene mantiveram ritmo de expansão desde a internalização da gestão, com crescimento de 59% no número de sessões e 56,4% no GMV Brasil vs. 3T21. A importância do crescimento deste canal se dá pela aproximação da companhia com o consumidor, permitindo conhecer o cliente e absorver as tendências de forma mais acelerada. Além disso, há potencialidade de incrementar as margens, à medida que o canal amadurece e ganha representatividade dentro do mix de canais da Grendene. Bergamotta Labs Nos últimos meses, alguns dos projetos em estágio de prova de conceito sob liderança do Bergamotta Labs, sistema de inovação que desenvolve novas formas de acessar o consumidor, tanto para as marcas atuais da Grendene como também para novas oportunidades de negócio, avançaram para as fases de MVP e projeto piloto. Um exemplo é a abertura da primeira loja de varejo exclusiva da Rider (Rider Spaces). Caso tenha viabilidade econômica, o objetivo é construir uma rede de franquias da marca, assim como foi desenvolvida na rede dos Clubes Melissa. |