A startup Yuool, de calçados sustentáveis, fechou uma parceria com o artista Eduardo Kobra, um dos muralistas mais reconhecidos da atualidade, para ter um desenho com a sua assinatura nos calçados.
A edição colaborativa especial, onde a sola do tênis levará um desenho de uma criança e um adulto pintando o planeta Terra, estará à venda a partir de 23 de novembro.
A intenção da ação é gerar dividendos para a marca. Isto é, mostrar que a Yuool se preocupa com o meio ambiente, com a sustentabilidade e a arte como ação social. “Isso é algo que a gente já faz e agora queremos levar para o mundo”, afirma Eduardo Rocha Abichequer, CEO e sócio da empresa gaúcha.
O solado do tênis transparente, em grafeno, um derivado do grafite com desgaste menor, foi desenvolvido em parceria com Universidade Federal de Caxias do Sul, do Rio Grande do Sul. O cabedal do calçado é uma mistura de algodão orgânico com resina de garrafa pet reciclada.
Desde 2017 em operação, a empresa tem como marca a inovação e a sustentabilidade. O primeiro tênis foi produzido com uma lã importada da Itália que se adapta à temperatura do pé. “Nascemos para quebrar a lógica do varejo”, diz o CEO. Os calçados são modelo unissex. O preço médio dos produtos equivale a um tênis de marca, varia entre R$ 449 e R$ 499. No caso da coleção assinada por Kobra, será mais caro. E, para comprá-lo, é preciso fazer a inscrição no site, sem a garantia de ter o pedido atendido.