Segundo o relatório, três tendências devem ditar os conteúdos publicados na plataforma no próximo ano: “entretenimento acionável”, “abrindo espaço para a alegria” e “ideais construídos pela comunidade”.
Entretenimento Acionável
Com “entretenimento acionável”, apontou que, de acordo com o recente estudo de anúncios divertidos globais da TikTok Marketing Science (conduzido pela MarketCast), quatro em cada cinco usuários consideram o conteúdo do TikTok “muito ou extremamente divertido”.
Isso significa que as marcas devem garantir que seu marketing seja “entregue como um anúncio, mas amado como entretenimento”, diz o TikTok.
Abrindo espaço para alegria
Segundo o relatório, as pessoas reavaliaram suas relações com o trabalho, hobbies e relacionamentos, o que constatou uma exaustão por parte dos usuários, o que faz com que eles queiram criar um espaço real e significativo para si mesmos em 2023. Para o TikTok, muito disso virá da priorização da alegria em todas as suas formas.
Humor é uma ótima maneira de fazer a comunidade TikTok se sentir mais feliz e vídeos humorísticos estimulam a conexão entre as pessoas e a narrativa de histórias. As tendências de áudio, em particular, permitem que as marcas engajem ainda mais com a comunidade.
De acordo com o TikTok, 92% das pessoas sentiram uma emoção positiva depois de assistirem a um vídeo e isso acabou resultando em uma ação fora da plataforma e, para a plataforma, uma boa oportunidade para os profissionais de marketing é oferecer à comunidade ideias que cabem em todos os bolsos. A pesquisa mostra, ainda, que 41% das pessoas no TikTok afirmam que “levantar o ânimo” é a chave para motivá-las a fazer uma compra.
“Globalmente, a alegria é um fator crescente nas decisões de compra. Ao criar conteúdo que os ajude a descobrir seus caminhos para a felicidade, as marcas podem se conectar melhor com o público e impulsionar o sucesso em 2023”, destacou o What’s Next.
Ideias construídos pela comunidade
As diversas tendências do TikTok facilitam e estimulam as conexões. Por exemplo, as pessoas costumam recorrer ao TikTok para encontrar respostas a perguntas e necessidades específicas, como conselhos sobre namoro e dicas para pais.
Entre as pessoas no TikTok que tomaram uma ação fora da plataforma (como resultado de conversão), 71% afirmam que o TikTok mostra exatamente o que elas estão procurando.
Para 2023, os profissionais de marketing devem se inclinar para a especificidade que torna as comunidades do TikTok especiais. E não devem ter medo na hora de segmentar as campanhas e identidades em camadas deixa o público com a sensação de mais compreendido e validado. Além disso, depois de entender esses grupos, as marcas conseguem amplificar as vozes que as definem e fomentar conversas honestas e autênticas com as quais as pessoas se preocupam.