Com o novo ano aí, uma nuvem negra paira sobre a economia global. As crescentes taxas de inflação e o custo de vida estão em alta, colocando os varejistas em uma posição desafiadora enquanto tentam manter as vendas em todas as categorias. Em meio a esses desafios, como a indústria de brinquedos se sairá em 2023?
“Se a inflação continuar subindo, o primeiro semestre de 2023 provavelmente verá os consumidores cortando gastos discricionários e se concentrando no essencial”, disse Maura Regan, presidente da Licensing International, à Kidscreen. “No entanto, os produtos licenciados mostraram força durante períodos econômicos difíceis no passado, e os brinquedos conectados a marcas amadas provavelmente resistirão a qualquer desaceleração potencial melhor do que outros produtos”.
Regan prevê que vários fatores – incluindo inflação, problemas contínuos na cadeia de suprimentos e conflitos em todo o mundo – afetarão o comportamento do consumidor, mas ela está otimista de que o setor pode enfrentar a tempestade.
“As incríveis parcerias que existem na indústria de brinquedos e o apoio que vemos os membros desta comunidade emprestarem uns aos outros sempre ajudarão a aliviar as dificuldades que enfrentamos como profissionais”, diz ela.
Rob Corney, diretor administrativo do grupo Bulldog Licensing, concorda com Regan, acrescentando que as marcas precisarão agregar mais valor no futuro imediato para permanecerem competitivas no mercado.
“Os pais ainda querem investir na educação e diversão de seus filhos”, diz Corney. “As marcas que conseguem reunir esses dois elementos provavelmente se sairão comparativamente bem no primeiro semestre de 2023, pois os pais procuram continuar a apoiar o desenvolvimento de seus filhos”.
Como as pessoas estão cansadas de más notícias e desejam compensar os eventos sociais perdidos após a pandemia, os consumidores podem gastar mais em varejo e entretenimento para manter sua felicidade e suavizar o impacto dos estressores contínuos, postula Corney.
“Uma das grandes mudanças que vimos no mercado está nas pessoas que buscam uma experiência”, diz. “[Os consumidores] foram condicionados pelo lockdown a valorizar seu tempo limite, por isso estamos vendo muito interesse em eventos de marcas licenciadas. Nas últimas semanas, assinamos vários acordos, desde shows de palco até entretenimento ao ar livre para nossas marcas, e esperamos lançá-los em 2023”.
Enquanto isso, a Spin Master, com sede em Toronto, está mudando sua estratégia no ano novo para se concentrar no crescimento de longo prazo, diversificando seus negócios nos segmentos de brinquedos, entretenimento e jogos digitais.
“Para 2023, isso significa expandir nosso portfólio principal de brinquedos com inovações, impulsionar nossas amadas franquias e construir nosso portfólio de parceiros licenciados”, diz Max Rangel, CEO e presidente global da Spin Master. “Nosso conteúdo diversificado de entretenimento servirá como um catalisador para o crescimento e inovação em brinquedos, jogos digitais e produtos de consumo licenciados. E com a introdução de novas experiências de jogo digital abertas, atrairemos novos usuários para se juntarem ao nosso público estabelecido e engajado”.
Rangel acrescenta que a expansão por meio de aquisições é outra parte da estratégia de crescimento de longo prazo da companhia para o próximo ano. Em novembro, a Spin Master adquiriu a editora canadense de quebra-cabeças 4D Brands International (foto), depois de comprar a desenvolvedora de jogos sueca Nørdlight no início de agosto para expandir seu portfólio de jogos digitais.
“Estamos pensando mais em termos de aquisições e estamos ansiosos para compartilhar mais novidades quando pudermos”, diz Rangel.