A temporada de prestação de contas da indústria de brinquedos está oficialmente em andamento.
A Mattel apresentou sólidos resultados de vendas em 2022, apesar das vendas líquidas terem caído 22% no quarto trimestre. A empresa de brinquedos e entretenimento com sede em El Segundo diz que as vendas líquidas para o ano inteiro atingiram US$ 5,43 bilhões, estáveis em comparação com 2021 ou 3% a mais em moeda constante.
Os desafios do quarto trimestre ecoam aqueles enfrentados pela indústria de brinquedos em geral no ano passado, já que a inflação e outras preocupações macroeconômicas impactaram as vendas, juntamente com os desafios residuais contínuos da era pandêmica.
“Nossos resultados do quarto trimestre ficaram abaixo de nossas expectativas, pois o ambiente macroeconômico foi mais desafiador do que o previsto”, disse o presidente e CEO da Mattel, Ynon Kreiz. “Embora menos do que o esperado, o PDV cresceu no trimestre e no ano inteiro e alcançamos crescimento nas vendas líquidas em moeda constante pelo quarto ano consecutivo. O aumento da demanda do consumidor por nosso produto mostra a força de nosso portfólio como um todo, mesmo em um ambiente desafiador. Acreditamos que estamos bem posicionados para continuar executando nossa estratégia plurianual para aumentar nosso negócio de brinquedos orientados por IP e expandir nossa oferta de entretenimento”.
No ano inteiro, as vendas líquidas e o faturamento bruto na América do Norte aumentaram 1%, impulsionados principalmente pelo crescimento em Veículos (incluindo Hot Wheels), Figuras de ação, Kits de montar e Outros (incluindo Lightyear e Jurassic World).
A American Girl continua caindo com um declínio de 16% nas vendas líquidas no ano passado, atribuído a vendas mais baixas da Garota do Ano de 2022 e bonecas de personagens históricos.
Em nível global, o faturamento bruto de bonecas caiu 9% devido a quedas em Barbie, American Girl e Spirit, parcialmente compensadas pelo relançamento de Monster High e a remessa antecipada de produtos Disney Princess e Disney Frozen. Brinquedos para bebês, crianças pequenas e pré-escolares caíram 8%.
As grandes vitórias do ano vieram nos corredores de ação.
O faturamento bruto mundial para veículos atingiu US$ 1,4 bilhão no ano passado, um aumento de 16% impulsionado principalmente pelo crescimento da Hot Wheels.
Figuras de ação, conjuntos de construção, jogos e outros aumentaram 7%, com faturamento bruto chegando a US$ 1,3 bilhão. Os ganhos foram impulsionados pelo crescimento em figuras de ação e MEGA Building Sets, mas parcialmente compensados por quedas em pelúcia e jogos.
“Apesar dos desafios no quarto trimestre, ultrapassamos a indústria e ganhamos participação de mercado”, diz o diretor financeiro da Mattel, Anthony DiSilvestro. “No ano todo, fortalecemos nossa posição financeira, reduzimos ainda mais nossa dívida e melhoramos nosso índice de alavancagem. Com nosso balanço patrimonial melhorado e perspectiva de maior fluxo de caixa livre, esperamos retomar as recompras de ações em 2023.”