Feira apresenta conceitos de marketplace, e-commerce e redes sociais como ferramentas de sucesso para o varejo
Estar no espaço virtual é essencial para qualquer negócio, incluindo as papelarias. Esse foi o mood da Maratona de Marketing Digital, realizada durante a Escolar Office Brasil e que trouxe valiosas lições para quem pretende entrar ou ampliar a sua presença no online.
De acordo com Marina Torres, especialista de parcerias da Bagy, o lojista não pode depender 100% de um único canal de vendas, nem do físico e nem do online. O contexto da pandemia provocou muitas mudanças no formato de compras do consumidor e o e-commerce se mostrou muito eficiente para manter o comércio em funcionamento. “Para minha surpresa, 90% das papelarias com quem pude conversar não vendem online. Esse é um ponto de atenção para quem deseja continuar ativo no mercado”, refletiu.
Um dos formatos de vendas online mais populares é o marketplace. “Imagine um shopping lotado de gente, olhando vitrines e procurando produtos. O marketplace é isso! Um shopping com milhares de pessoas acessando todos os dias, de qualquer lugar do mundo e no momento que for mais conveniente para o consumidor. A oportunidade é muito grande”, explicou Leandro Ratz, gerente comercial de O pescador de ofertas.
Raíssa Specian, proprietária da Papelaria Judá, corrobora com Ratz ao afirmar que o marketplace é todo preparado para o lojista, com gastos muito menores e um caminho seguro para quem quer começar no ambiente virtual. “No marketplace, o ambiente é todo preparado para o lojista, porém um não exclui a loja física. Recomendo ter os dois, se possível, porque são complementares e garantem vendas em tempo integral”, comentou.
Outro formato é o e-commerce próprio, quando a loja tem um domínio com seu nome. “Nesse contexto, o lojista faz todos os investimentos para trazer fluxo como um bom layout, uma boa plataforma, tráfego e conversão de vendas”, orienta Gilberto Lemes, CEO e Co-founder da Echodata.
A era do TikTok
Uma mania entre a nova geração, o TiktTok é um aplicativo de vídeos curtos que ganhou bastante destaque nos últimos anos e pode ser uma poderosa ferramenta de comunicação entre papelarias e consumidores. Eduardo Nascimento, gerente de desenvolvimento de negócios do app, revela que a #papelaria teve 709 milhões de visualizações nos últimos 12 meses, comprovando ser uma vantagem estar nessa plataforma, desde que a loja invista em um bom conteúdo. “Para cada rede, a marca precisa ter uma forma única de se relacionar com o consumidor. Mais do que propaganda, ele espera ver conteúdos especiais”, orientou.
“Focar no consumidor constrói marcas de sucesso”, afirmou Adriano Sá, da Fundação Dom Cabral. Para o especialista, o cliente está mais interessado em marca do que em produto para construir seus hábitos de consumo. Por isso, é essencial que empresários invistam em conhecer quem compra na sua loja e traçar estratégias de marketing, comunicação e vendas que dialoguem com esses consumidores.
Um exemplo de sucesso de quem apostou na presença digital é a Papelaria Artpel. Segundo Ana Daryma, diretora de marketing da marca, conhecer o público-alvo, segmentar campanhas para alcançar as pessoas certas, criar conteúdo exclusivos para sua audiência, tudo isso faz parte da estratégia de criação e vendas. “Você tem que ser visto pelo Instagram, TikTok, Youtube e em todas as redes sociais onde seu consumidor estiver. É importante ter esse contato direto com o cliente, interagir, mandar coração, fazer parceria com influenciadores. Esse é o caminho para o sucesso do seu negócio”, completou.
Todas as informações sobre este tema e outros do setor podem ser encontrados no site oficial da Escolar Office Brasil – Link