Spielwarenmesse 2024: O maior evento internacional do segmento de brinquedos traz consigo grande valor agregado

▪ Encontre uma grande variedade de expositores e de produtos
▪ Aproveite as valiosas oportunidades de networking em uma atmosfera
única
▪ Maximize sua experiência na feira com recursos digitais de apoio

Highlights chamativos, variados e inovadores – é o que espera os visitantes de todo o mundo na 73a Spielwarenmesse. Após a bem-sucedida retomada dafeira em 2022, Spielwarenmesse e, empresa que a organiza, propõe uma nova sequência de dias de evento – agora de terça-feira, 30 de janeiro, até sábado, 3 de fevereiro de 2024 – no Centro de Eventos de Nuremberg. A ideia é oferecer aos visitantes a oportunidade de conhecer em primeira mão as mais importantes novidades e tendências do setor, bem como as dicas de insider, que podem ser vivenciadas de maneira completa na experiência ao vivo.
Enquanto os chamados “specials”, produtos-destaque de todo tipo de tema e de público-alvo, trazem novos impulsos ao seu sortimento de produtos, os diferentes momentos do evento reforçam o espaço propício ao networking, cada vez mais importante na área. As plataformas digitais de informação, por sua vez, garantem que todos os visitantes consigam aproveitar ao máximo sua participação na feira.

Tudo em um só lugar

O evento do último ano já deixou claro: a Spielwarenmesse é – e seguirá sendo – o principal espaço do segmento de brinquedos no mundo. 2.142 expositores de 69 países receberam a visita de quase 60.000 compradores e lojistas de 128 países. A participação superou a marca dos 80% em comparação com os índices registrados antes da pandemia de coronavírus, correspondendo a uma das retomadas mais bem-sucedidas no período pós-pandêmico. “Todos os sinais indicam que os números da próxima edição serão ainda maiores. A Spielwarenmesse busca constantemente expandir ainda mais sua relevância enquanto espaço de impulsionamento do setor”, afirma Christian Ulrich, membro e porta-voz da presidência da Spielwarenmesse eG. Desde os players renomados até as startups que recém iniciaram seus percursos na área – na Spielwarenmesse, todos os atores relevantes do segmento se encontram em um só lugar. De maneira compacta e eficiente, indústria e comércio têm aqui a possibilidade de restabelecer relações de negócio, bem como de expandir seus
horizontes em direção a novos mercados e públicos-alvo. A mudança no período de realização da feira, agora de terça-feira até sábado, promete trazer consigo ainda mais benefícios, entre eles a maximização do contato com compradores internacionais de peso, bem como uma melhor distribuição do tempo ao longo dos dias da semana. Para além disso, compradores e lojistas ainda contam com todo tipo de inspiração para compor o sortimento de produtos que pretendem colocar à venda em seus negócios. No total, são 13
grupos de produtos a serem explorados em cinco dias ao longo de 18 pavilhões – logo no início do ano, ou seja, na época perfeita para realização dos pedidos.

Os destaques nos pavilhões

A viagem a Nuremberg aguça todos os sentidos. O aroma dos famosos lebkuchen permanece na memória tanto quanto os “specials” de cada temática da Spielwarenmesse, que, por sua vez, prometem trazer novos impulsos e ideias para cada negócio. Os brinquedos sustentáveis são apresentados na área Toys go Green, no pavilhão 2, enquanto a Insights-X Area – cujo nome faz referência à feira de mesmo nome –, no pavilhão 4, reúne informações e produtos de material de escritório e papelaria e, sobretudo, de volta às aulas. No pavilhão
3A, também vale a pena visitar na StartupArea os estandes de empresas alemãs e internacionais que recém estão chegando ao segmento, assim como conhecer as criações de produtos da New Product Gallery, espaço que aponta os caminhos das tendências no setor. Para também não perder de vista todos os outros aspectos do negócio no segmento – sempre tão dinâmico –, será continuada a área dedicada ao grupo de produtos “Serviços para lojistas e fabricantes”, no pavilhão 7, onde apresentam as suas mais novas propostas
fornecedores de serviços de marketing, de embalagens, sistemas de gestão de produtos e de caixa, bem como certificadoras e empresas de auditoria.
No pavilhão 7A, teremos um “special” fazendo sua primeira aparição: no
segmento de mobilismo e ferromobilismo, haverá uma área de atividades e de apresentação de novidades, aguçando a sede de descoberta dos visitantes. Também tem grande potencial o novo LicenseLounge, situado no pavilhão 12.0 e organizado em cooperação com a BRANDmate, com a Licensing International e com a Licensing Magazine. Esse espaço abrange não apenas uma área de networking específico para o ramo de licenciamento, mas também o LicenseTalks, que contará com apresentações de especialistas da área. Já as falas
de renomados palestrantes sobre os cenários atuais do segmento acontecem no Toy Business Forum, no pavilhão 3A. O enfoque das discussões recai sobre os temas de tendências, digitalização, sustentabilidade, marketing de influencers e retenção de clientes. Nesse mesmo palco, serão apresentados na manhã de quarta-feira, com toda a devida pompa e atenção da mídia, os vencedores do ToyAward, prêmio entregue em seis categorias de produtos. As empresas interessadas no concurso podem inscrever seus novos produtos até
31 de outubro.

Networking para todos os públicos

O contato pessoal é de enorme relevância para o segmento de brinquedos – e é fomentado pela Spielwarenmesse em diferentes formatos comunicativos de networking. Essa, inclusive, também é uma das vantagens que os visitantes terão com a nova sequência de dias de evento. Na esteira dessa proposta, as maiores oportunidades de networking se darão sobretudo ao longo dos dias de semana – sempre em um formato ou para um público-alvo diferentes. No primeiro dia da feira, acontece em todos os pavilhões o PressDay. Nessa ocasião,
todos os expositores buscam aproveitar a oportunidade de promover suas novidades diretamente nos estandes, com ações que despertem a atenção da mídia e de criadores de conteúdo de inúmeros países. Na quinta-feira, a atmosfera de festa estará no ar: na RedNight – que, na última edição, já contou com grande adesão –, os participantes aproveitam o final da feira para curtir, a partir das 17h, diretamente nos estandes, um drinque e uma boa música. O público interessado em jogos estabelecerá contatos importantes também na segunda edição da “Internationale Spielerfindermesse – Game Inventors Convention”: na sexta-feira, no 1o andar do pavilhão NCC Mitte, vários autores de jogos apresentam às editoras seus conceitos inovadores. Na sequência, a GamingHour é o espaço ideal para seguir jogando e fazendo networking. Fãs do segmento mobilismo e ferromobilismo também tirarão proveito do sábado da feira. Com o OPEN DAY, a Spielwarenmesse abre novamente o pavilhão 7A para consumidores finais, aproximando o contato do público com os expositores. Para além de atividades e de passeios guiados, também será possível, pela primeira vez, a compra varejista direta na feira.

24h em movimento

A oferta de atrações da Spielwarenmesse é gigantesca. Para que os compradores possam tirar o melhor proveito de sua visita para estabelecer suas futuras estratégias de negócio, a plataforma digital de informações da organização oferece a melhor preparação prévia e posterior para o evento. A Spielwarenmesse Digital segue disponível o ano todo como uma rede de contatos do segmento. A plataforma contém informações compactas sobre os expositores, mapas interativos dos pavilhões, assim como informações sobre a programação. As ferramentas integradas de networking – com funções de chat, chamadas de áudio e de vídeo e sugestões de contato – também são extremamente práticas. O aplicativo Spielwarenmesse, sincronizado com a plataforma Spielwarenmesse Digital, se torna, assim, um acompanhante indispensável para o evento. Com ele, os compradores podem navegar pela feira de maneira simplificada. Já a Spielwarenmesse TV oferece um resumo informativo de cada dia de evento. As novidades e destaques são apresentadas de maneira lúdica vídeos, que podem ser acessados nos canais do evento nas principais redes sociais, tais como no YouTube. Outra opção digital é o Spielwarenmesse Podcast. As conversas com personalidades de renome do segmento estão disponíveis o ano todo em todas as plataformas de áudio habituais.

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui