O estilo “cósmico” nunca foi tão literal – a Prada está ajudando a desenhar trajes espaciais para uma próxima missão da NASA. Em parceria com a Axiom Space, empresa por trás da primeira estação espacial comercial do mundo e atual fornecedora dos trajes espaciais usados pelos astronautas da NASA, a Prada projetará os trajes para a missão lunar Artemis III da NASA – o primeiro pouso lunar tripulado desde a Apollo 17 em dezembro de 1972 e a primeira missão a colocar uma mulher na Lua – atualmente prevista para 2025.
“Embora não pareça óbvio quais são as razões tecnológicas para colaborar com uma empresa como a Prada, eles são mais do que apenas uma empresa de moda. Na verdade, eles fazem [várias] coisas tecnologicamente avançadas”, disse Michael Suffredini, presidente-executivo da Axiom Space.
O traje colaborativo é uma expansão do atual traje espacial Exploration Extravehicular Mobility Unit (xEMU) em uso pelos astronautas da NASA. A principal contribuição da Prada para o novo traje virá através das camadas externas, que são essencialmente uma cobertura leve que deve proteger o funcionamento interno do traje dos desafios ambientais, como a poeira lunar, sem prejudicar a mobilidade geral. O diretor de marketing da Prada, Lorenzo Bertelli, apontou a equipe de iates Luna Rossa, criada nos anos 90 para competir na America’s Cup, como um exemplo do know-how em materiais compósitos da empresa. “Acho que o processo é uma representação perfeita de algo em que é necessária uma abordagem holística”, observou Bertelli. “Temos muito conhecimento sobre como embalar tecidos para criar melhor mobilidade.”
No momento da redação deste artigo, nenhuma imagem detalhada do processo foi disponibilizada. No entanto, é provável que surjam mais em breve.