A Endemol Shine Brasil é a responsável por licenciar produtos de marcas como MasterChef Brasil, Simon‘s Cat e Mr Bean para citar alguns, com mais de 300 produtos licenciados e iniciativas digitais, com estratégias e conteúdos multiplataforma dinâmicos para marcas e canais. Todos eles chegam ao grande público em forma de cadernos, camisetas, canecas, mochilas, utensílios de cozinha e muito mais.
Fernanda Abreu, Head de Licenciamento da produtora – parte da Banijay, maior conglomerado de conteúdo independente do mundo – se mostra confiante para os negócios em 2024: “Já estamos colhendo frutos de alguns lançamentos que negociamos em 2023, como diversos produtos do MasterChef Brasil, que é uma marca perene – ou seja, é possível ser trabalhada o ano inteiro, mesmo que o programa não esteja no ar – e que é sinônimo de categoria. Entre janeiro e fevereiro lançamos uma nova linha de aromas com a Dani Fernandes, vegetais com a marca Trebeschi, empresa importantíssima em seus segmentos, assim como outros produtos que virão, como, por exemplo, uma linha de calçados que devemos anunciar em breve”, diz Fernanda Abreu.
Entre os próximos lançamentos de MasterChef Brasil está uma linha de armazenamento de alimentos com produtos para os mais variados bolsos. Isso segue a premissa da marca que é oferecer a qualidade MasterChef, a maior marca de gastronomia, para todo o tipo de público e consumidor.
Simon’s Cat reúne mais de seis milhões de inscritos no YouTube e tem o Instagram da página brasileira gerenciada pela equipe de Digital da Endemol Shine Brasil, o que, junto ao licenciamento, oferece uma mídia na qual o licenciado tem contato direto com seu público, além das mídias tradicionais em que já anuncia no dia a dia: “Simon’s Cat é uma marca leve, dinâmica e divertida que acompanha os assuntos do mundo. Simon, o criador, está sempre de olho nos movimentos do cotidiano e adapta diversas situações, com muito humor, para tirinhas, animações em preto e branco mais curtinhas e animações longas para o YouTube, que conversam com diversos públicos – donos de gatos ou não. O diferencial é que esta é uma marca digital, atualizada, com um material bem extenso para se desenvolver produtos”, diz Fernanda.
Além de marcas “ever green” (que são trabalhadas sempre), a Endemol Shine Brasil também trabalha com marcas “in and out”, que são projetos pontuais e especiais, como o The Wall, Topa ou Não Topa, The Masked Singer Brasil, com promoções, campanhas, e lançamento de produtos por demanda.
A novidade é que a produtora está aberta, pela primeira vez, a trabalhar licenciamento para marcas que não sejam do grupo, atendendo clientes que estão sem agências, a partir de toda a estrutura e expertise da Endemol Shine Brasil. “Estamos sempre atentos a conseguir fechar negócios de acordo com a marca, com a categoria e com experiências diversas”.
Isso se dá, pois, o mercado de licenciamento mudou significativamente nos últimos anos, com mais flexibilidade nos contratos e modelos de negócios: “Isso é reflexo da mudança de comportamento do consumidor, também, que tem acesso a uma gama de variedades muito maior do que antigamente – streamings, canais de YouTube e influenciadores digitais. Com isso, as pessoas conseguem ter mais acesso às marcas e aos conteúdos que viram licenciamento. Impulsionar o setor é estar aberto a essas mudanças para fazer cada vez mais negócios de acordo com as oportunidades”, conclui Fernanda Abreu.