A Paramount Global anunciou que unirá forças com o estúdio de cinema independente Skydance Media em um acordo de fusão de US$ 28 bilhões.
Com este acordo, Shari Redstone, presidente não executiva da Paramount, venderá o controle acionário de sua família na empresa. Esta será uma transação complexa, que resultará num valor da nova empresa de cerca de 28 bilhões de dólares (21,9 bilhões de libras).
A fusão com a Skydance Media marcará o fim de uma era para a família Redstone, cujo falecido patriarca, Sumner Redstone, transformou uma cadeia de cinemas drive-in num vasto império midiático.
Além da Paramount, o grupo também inclui redes de televisão como CBS, Comedy Central, Nickelodeon e MTV.
Em comunicado, Shari disse: “Nossa esperança é que a transação Skydance permita o sucesso contínuo da Paramount neste ambiente em rápida mudança”.
Segundo a empresa, seus canais de TV têm alcance global de mais de 4,3 bilhões de assinantes em mais de 180 países.
No âmbito da fusão, a Skydance investirá cerca de 8 bilhões de dólares na Paramount, o que incluirá o pagamento de 2,4 blhões de dólares pela National Amusements, que controla o grupo e detém cerca de 10% das ações do Grupo Paramount, mas é responsável por cerca de 80% dos seus direitos de voto.
A Paramount afirmou que espera fechar o negócio até o verão de 2025.
O anúncio da fusão ocorreu após oito meses de deliberações que levaram Shari a manter conversações com vários parceiros potenciais, incluindo a Sony e a Apollo, uma empresa de private equity.
Em abril, Bob Bakish, presidente-executivo da Paramount, deixou a empresa após desentendimentos com Shari Redstone sobre a fusão da Skydance.