Ficando atrás apenas de entretenimento e marcas corporativas
O desejo dos fãs de esportes em consumir produtos, serviços e experiências relacionadas aos times e aos atletas é uma dinâmica que vem movimentando o mercado de licenciamento de marcas em todo o mundo. Fazendo com que as licenças esportivas ganhem ainda mais relevância. O que isso significa? Que companhias em todo o mundo estão buscando cada vez mais oportunidades de negócios por meio de propriedades deste nicho.
Segundo estudo recente da Licensing International, o licenciamento esportivo continuou a ter impulso em 2023 com um sólido crescimento de licenciamento acontecendo além das ligas esportivas profissionais tradicionais dos Estados Unidos. Áreas como clubes internacionais de futebol, Fórmula 1, UFC e esportes femininos universitários e profissionais apresentaram dinâmicas interessantes no que diz respeito ao licensing.
Mundialmente o setor de propriedades esportivas faturou US$ 39.4 bilhões, em 2023 – representando 11,1% do faturamento total, tornando-se a terceira maior categoria de propriedade em participação de mercado. O crescimento de 5,6%, comparado ao ano anterior indica o desejo contínuo dos consumidores em se vestir bem e sair para aproveitar eventos esportivos.
No Brasil, o mercado de marcas esportivas faturou, no ano passado, US$ 920 milhões – crescimento de 9,65%. Ocupando o terceiro lugar dentre as categorias de propriedades, atrás apenas de entretenimento e marcas corporativas.
Por aqui, o portfólio de propriedades disponíveis para empresas que desejam explorar esse segmento é extenso e representativo. Marcas como NFL, ligas e times nacionais e internacionais de futebol, NBA, entre outras já são encontradas em linhas completas de produtos e eventos que aproximam, ainda mais, o fã ao esporte.
“Marcas esportivas são estratégicas por diversos motivos. Têm grande popularidade e uma base de fãs apaixonada, o que aumenta a atratividade para produtos e serviços licenciados. Além disso, trazem reconhecimento tanto internacional quanto nacional, aumentando a visibilidade e relevância da empresa”, afirma Bruno Koerich, CEO da Destra, agência de know-how no segmento de licenças esportivas no Brasil.
Para empresas interessadas em conhecer mais sobre tais oportunidades de negócios, o LicensingCon 2024 é o evento ideal, pois reúne em dois dias as principais donas e agências de marcas e personagens. “Por meio do LicensingCon, as empresas se reúnem para apresentar seus portfólios, além das novidades em propriedades, conteúdos, estratégias e ações para a indústria, o varejo, importadores, atacadistas/distribuidores, serviços etc. de todas as regiões do País, bem como de países da América Latina”, afirma Marici Ferreira, CEO do EP Grupo e presidente da Abral/Licensing Internacional.
O LicensingCon acontecerá nos dias 28 e 29 de agosto, na Vila dos Ipês, em São Paulo. Para mais informações, acesse: licensingcon.com.br