Marcas se unem para lançar linhas de produtos infantis, que celebrem a diversidade étnica e cultural, e já contam com a adesão de grandes empresas
A Endemol Shine Brasil, integrante da Banijay – o maior grupo de produção e distribuição de conteúdo audiovisual do mundo, e a Hora do Blec, desenho animado que celebra a diversidade étnica e cultural, anunciam uma nova parceria de licenciamento para trazer ao público infantil uma linha de produtos da marca Hora do Blec. O anúncio foi feito durante a Licensing Con 2024, um dos maiores eventos de licenciamento da América Latina, que acontece nos dias 28 e 29 de agosto, na Vila dos Ipês, em São Paulo.
Fundado pelo casal de atores Yasmin Garcez e David Junior a Hora do Blec estreou em agosto de 2020, no YouTube, como uma série de vídeos musicais voltada para a primeira infância, coincidindo com o nascimento da primeira filha do casal, Amora. Com mais de 1 milhão de horas de exibição, 94 mil inscritos, 46 milhões de views e 68 milhões de impressões atualmente, o canal apresenta personagens multiétnicos com protagonismo negro, proporcionando às crianças uma rica experiência cultural e incentivando o aprendizado através da diversidade. A série é reconhecida por sua representação educativa da pluralidade cultural, pelas referências estéticas da cultura afro-brasileira e do grafite, e pela musicalidade inspirada em black music.
A primeira temporada de Hora do Blec contou com o apoio institucional da Organização das Nações Unidas (ONU), abordando 8 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) aprovados pela organização. Esses temas humanitários são prioridades globais a serem alcançadas até 2030. Já na segunda temporada, Hora do Blec uniu-se à Johnson & Johnson em vídeos que exaltam todos os tipos de beleza.
“Estamos empolgados com esse trabalho com a Hora do Blec. Acreditamos que os produtos derivados desta parceria não apenas entreterão, mas também educarão, ajudando a formar uma geração mais consciente e inclusiva. Até o momento, já estamos prevendo lançamentos de uma linha de roupas com uma grande rede de varejo, cadernos da Jandaia, produtos de puericultura da Lolly e livrinhos de histórias da Editora Mostarda”, declara Fernanda Abreu, head de licenciamento da Endemol Shine Brasil.
“Ver a Hora do Blec se desdobrando em produtos para o dia a dia das crianças é a realização de um sonho! Esperamos que as próximas gerações cresçam com a referência da diversidade cultural que propomos em Blec, reconhecendo-se nesses produtos e reconhecendo o outro também. O entretenimento pode ser um potencializador da autoestima e um ampliador de horizontes para quem o consome, e esses são os nossos objetivos ao falarmos com a infância de maneira equitativa. A Endemol se uniu a nós e já vem contribuindo muito. Estamos muito felizes e gratos”, declara Yasmin Garcez, cofundadora e CEO de Hora do Blec.
“É emocionante ver nosso projeto ganhando o mundo por meio de uma empresa tão grandiosa quanto a Endemol. Conheci a equipe quando participei do The Masked Singer e me encantei com toda a estrutura, organização e profissionalismo. Quando iniciamos a conversa sobre a parceria, sabíamos que estaríamos em boas mãos. Nosso objetivo é conquistar as famílias com produtos que tragam representatividade, autoestima, amor e equidade. Juntos, podemos ir mais longe. Estamos com muita fé nessa parceria!”, fala David Junior, cofundador e diretor de Comunicação de Hora do Blec.
“Hora do Blec” está se expandindo e lançará um canal em espanhol no YouTube, chamado “La Hora de Blec”, com estreia prevista para setembro de 2024. Em outubro, a série também estará disponível na Netflix.