À medida que a indústria de brinquedos se aproxima da importante temporada de vendas de fim de ano, espera-se que a receita melhore no quarto trimestre — mas não o suficiente para compensar a queda nos negócios gerais do ano, disseram executivos da Hasbro e da Mattel ao divulgarem os resultados na semana passada.
No entanto, há sinais de que os negócios irão melhorar em 2025. A programação de lançamentos teatrais do próximo ano é uma atualização significativa em comparação a 2024, com a adição de sucessos de bilheteria de ação como Capitão América: Novo Mundo (14 de fevereiro) e Quarteto Fantástico: Primeiros Passos (25 de julho), além de sequências de franquias infantis amadas como Paddington e Zootopia.
Mas, por outro lado, os filmes teatrais são apenas parte do quadro maior, considerando a explosão do streaming, das redes sociais e de outras fontes de conteúdo. A Mattel e a Hasbro, embora ainda possuam um negócio significativo relacionado a filmes para brinquedos, não dependem mais tanto disso.
A Mattel, por exemplo, projeta uma estabilidade ou uma leve diminuição nas vendas para este ano, mas reportou um aumento esperado no quarto trimestre. Os consumidores se concentrarão em marcas atemporais, tanto licenciadas quanto não licenciadas, uma tendência que acelerou nos últimos anos, disse o CEO da Mattel, Ynon Kreiz.
“Também estamos vendo fatores positivos para a indústria como um todo, na medida em que mais filmes teatrais ou teatrais voltados para brinquedos estão sendo lançados,” disse Kreiz. “Você está vendo um segmento adulto em rápida expansão — não apenas colecionadores, mas adultos comprando brinquedos. E, no geral, temos fundamentos bons, positivos e saudáveis.”
Enquanto a Mattel contará com Barbie, Hot Wheels e outras franquias para impulsionar as vendas tradicionais de brinquedos, o mobile está se tornando cada vez mais parte da mistura. A Mattel163, a joint venture de jogos da Mattel com a NetEase, deve gerar US$ 200 milhões em faturamento bruto este ano e lançou os títulos móveis Skip-Bo e Uno. A Mattel também está desenvolvendo títulos autônomos e colaborando com licenciados terceiros, sendo um deles um “estúdio muito forte”, disse Kreiz, que se recusou a identificar a empresa.
A Hasbro também está se aprofundando em jogos digitais. Seu acordo de licenciamento com a Scopely para Monopoly Go! está gerando US$ 10 milhões por mês em receita de royalties e deve entregar US$ 105 milhões para o ano, disse o CEO Chris Cocks. E, embora os downloads do jogo tenham diminuído no início deste ano, eles “se estabilizaram” em setembro, disse a diretora financeira da Hasbro, Gina Goetter.
Além disso, o licenciador Larian Studios, com Baldur’s Gate 3, que foi lançado no ano passado, deve gerar US$ 35 milhões em receita de royalties este ano, disse Cocks. A Hasbro também está expandindo seu negócio de Magic: The Gathering com novos baralhos licenciados, incluindo aqueles baseados na propriedade intelectual da Marvel (Homem de Ferro, Wolverine, Pantera Negra), que devem ser lançados em dezembro.
“O jogo digital é para onde os consumidores estão indo, e estamos seguindo nossos fãs enquanto eles amadurecem e procuram suas marcas favoritas em plataformas digitais”, disse Cocks. “É isso que tornará a Hasbro uma empresa diversificada, moderna e em crescimento de brinquedos e jogos.”
E enquanto a Hasbro e a Mattel estão ambas focadas em jogos digitais, houve uma divergência entre as duas empresas em relação à sua abordagem das propriedades principais.
A Hasbro continua a se concentrar em Nerf, Monopoly, Uno e outras propriedades principais, optando por “sair” de outras marcas e licenciá-las, incluindo FurReal Friends (Just Play Products) e Littlest Pet Shop (Basic Fun). Esse licenciamento externo diminuiu a receita de produtos ao consumidor da Hasbro, que está prevista para cair 12-14% no ano, mas aumentará a receita de royalties mais lucrativa.
A Mattel, em contraste, está reduzindo sua linha de produtos para bebês e carros elétricos, mas está firmando menos acordos de licenciamento externo do que a Hasbro, disseram executivos da Mattel.
No entanto, ambas as empresas enfrentam desafios em categorias específicas. A Hasbro, por exemplo, relatou vendas fracas de produtos relacionados a Star Wars no terceiro trimestre e, de maneira mais ampla, com figuras de ação. E as vendas de bonecas da Mattel diminuíram após o lançamento do filme da Barbie no ano passado.
“Continuamos a focar nossa estratégia para crescer nosso negócio de brinquedos e expandir as ofertas de entretenimento”, disse Kreiz. “Acreditamos no negócio de brinquedos e acreditamos que ele é fundamental para as oportunidades que temos fora do corredor de brinquedos. Um negócio de brinquedos forte é bom para nossa estratégia de entretenimento e franquias e vice-versa.”
Fonte: Licensing Internacional