[Internacional] Ideias de Licenciamento no serviço de alimentação

Empresas que buscam lançar novas estratégias de marca estão testando-as no setor de serviços alimentícios antes de decidir se expandem para o varejo.

A Coca-Cola e a Kraft Heinz, por exemplo, estão instalando dispensadores de múltiplos ingredientes ou de múltiplas marcas que dão igual destaque a seus produtos antes de decidir quais itens devem ser levados ao varejo. E, ao instalar esses dispensadores em estádios, restaurantes e outras instalações com alto tráfego de consumidores, as empresas também estão ganhando maior exposição de marca.

A Kraft Heinz lançou sabores de jalapeño, chipotle defumado, buffalo e manga com níveis de intensidade baixa, média e alta em várias marcas, incluindo ketchup Heinz, molho 57, molho ranch e cream cheese Philadelphia.

Como resultado desse tipo de teste, marcas como A.1. Sauce expandiram para o setor de laticínios com a manteiga A.1. Steakhouse, sua primeira incursão fora da categoria de molho para carnes em cinco anos. E o cream cheese Philadelphia entrou na seção de confeitaria em setembro com potes de 16 onças de cobertura. Esses novos produtos fazem parte de um esforço para gerar US$ 2 bilhões em vendas incrementais anualmente até 2027, disseram executivos da Kraft Heinz.

A Coca Cola Co., por sua vez, instalou máquinas Freestyle em locais de serviços de alimentação que podem dispensar virtualmente todos os seus produtos, desde marcas principais como Coca Cola e Sprite até marcas menores como Peace Tea, Powerade e refrigerante Barq’s. A maior distribuição de suas marcas levou a Coca Cola a aventurar-se em novas categorias, como a parceria da gigante de bebidas com a Jack Daniels para lançar um coquetel de uísque em lata Jack and Coke. A Coca Cola também possui um contrato de licenciamento com o Grupo Ferrero para Tic Tacs com sabor de Sprite.

Essa estratégia de testar novos ingredientes e produtos por meio de serviços de alimentação se estendeu às máquinas de venda automática, algo que está sendo implementado por dezenas de empresas em áreas de grande circulação. A Domino’s, por exemplo, lançou uma máquina de venda automática em Lyon, França, no ano passado, enquanto a PizzaForno introduziu uma em Rancho Cordova, CA, que pode fazer até 70 pizzas de 12 polegadas de uma só vez. E a Krispy Crème tem instalado máquinas de venda automática perto de fábricas de produção e de donuts para que possam ser reabastecidas diariamente, ao mesmo tempo em que permite a experimentação com diferentes sabores e combinações.

Fonte: Licensing International

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