Oficina de culinária com Ana Carolina Porto, campeã do MasterChef Brasil 10, ensina técnicas culinárias para participantes
Baniday 2024 Crédito: Cindy Tavares
No dia 21 de novembro, a comunidade de Heliópolis foi o lugar escolhido para mais uma edição do Baniday, um evento do Grupo Banijay que vem conquistando espaço e reconhecimento por sua capacidade de gerar impacto positivo. Em uma parceria consolidada entre a Endemol Shine Brasil e a UNAS Heliópolis, o projeto contou com ações de inclusão na Cozinha Escola Sacomã UNAS, ao conectar a comunidade com o universo da gastronomia, demonstrando que ela pode ser acessível para todos os públicos.
Uma novidade deste ano foram três oficinas de culinária, comandadas por Ana Carolina Porto, campeã da 10ª temporada do MasterChef Brasil. A chef compartilhou suas habilidades e experiências, mostrando que a gastronomia é uma poderosa ferramenta de transformação social. Os participantes aprenderam novas técnicas e dicas para a cocção de baião de dois; salmão acompanhado de brócolis ao alho, farofa de cebola, purê e molho de ervas; e bolo de abacaxi com coco, de sobremesa.
“Acredito que a gastronomia pode transformar vidas, principalmente em comunidades como a que eu cresci. Essas ações são uma forma de mostrar que, com dedicação e oportunidade, qualquer um pode ir além. Estar de volta à periferia, agora como chef, é uma chance de retribuir e inspirar outras pessoas a acreditarem em seus sonhos e no poder que têm de mudar suas histórias”, declara Ana Carolina Porto.
No Baniday, os participantes da UNAS tiveram a oportunidade de colocar em prática as receitas aprendidas com Ana Carol -, preparando cerca de 170 refeições no restaurante local e entregando mais de 400 marmitas para delivery, com o apoio técnico e logístico de 43 voluntários da Endemol Shine Brasil.
A parceria entre a Endemol Shine Brasil e a UNAS foi estabelecida em 2023 e vem avançado em diferentes iniciativas. No ano passado, o time de VPs de criação e produção participou do Câmera e Ação Helipa, um projeto de formação de jovens para trabalhar com audiovisual. No mesmo ano, foi realizado o Baniday, que na edição anterior beneficiou crianças e idosos da comunidade.
Para 2024, novas ações foram desenvolvidas, como mentorias com foco na capacitação profissional dos jovens adultos que trabalham no projeto. A ideia é criar oportunidades de longo prazo para a geração de renda e desenvolvimento pessoal. Uma das mentorias foi voltada para o time de comunicação da UNAS. A iniciativa teve como intuito desenvolver habilidades de comunicação de cada um, para que consigam atingir cada vez mais pessoas. Com isso, poderão transformar o fluxo de trabalho atual e replicar o que foi aprendido, como um legado.
“A nossa parceria com a UNAS é um compromisso com o futuro. Não é apenas sobre um evento, mas sobre construir uma ponte de oportunidades voltada para a troca de conhecimento e formação, o que ajuda a empoderar toda a comunidade. Acreditamos que o conhecimento é o que realmente transforma realidades”, afirma Nani Freitas, CEO da Endemol Shine Brasil.
“Foram três meses de muito trabalho, durante os quais pensamos bastante em como alinhar nossa entrega às expectativas das pessoas que atendemos diariamente. Foi assim que chegamos a duas incríveis opções de prato. Este grande evento fortaleceu nossos vínculos com os parceiros, com os trabalhadores da UNAS, com os funcionários da Endemol e, principalmente, com as pessoas de Heliópolis. Essa ação não se restringiu apenas ao dia do evento; todo o processo de formação, as trocas e tudo o que esse momento simbolizou para nós marcam, de forma definitiva, essa importante parceria entre UNAS e Endemol Shine Brasil”, destaca Leonardo Curto, coordenador da Cozinha Escola da UNAS.