A Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) anunciou a seleção da empresa 4Takes Indústria, Comércio, Serviços e Participações Ltda para a fase de negociação de um contrato de licenciamento de produtos com a marca Metrô.
A seleção ocorreu após a conclusão da análise das propostas submetidas no âmbito do Chamamento Público nº 10020841, que visava a implementação de um projeto de comercialização de produtos licenciados da marca.
A 4TAKES agora terá a oportunidade de negociar os termos do contrato definitivo com o Metrô.
Entre materiais que poderão ser associados ao nome Metrô de São Paulo estão miniaturas de trens, chaveiros, canetas, bloquinhos, camisetas e canecas.
Como noticiou o Diário do Transporte, a companhia contratou uma consultoria para traçar estratégias para a exploração comercial de sua marca. O contrato, assinado com a empresa SMVM Serviços e Consultoria, foi divulgado no dia 24 de abril de 2024.
Caberá à empresa, que tem prazo de 10 meses para concluir os trabalhos, analisar os melhores pontos ou estações para o funcionamento de lojas. Nesses locais objetos com a marca Metrô serão comercializados.
Além disso, a consultoria deverá acompanhar a elaboração de um guia de estilo para a aplicação da marca em produtos de consumo.
Quanto à comercialização propriamente, o trabalho tem a missão de identificar potenciais varejistas para engajar no projeto.
Ainda se gundo o contrato, a SMVM deverá auxiliar na elaboração do edital sob a ótica de oportunidades de mercado, negócio e interesse de parceiros institucionais.
Por fim, acompanhará a escolha do varejista que, potencialmente, poderia operar nas lojas em estações e pontos do Metrô de SP.
O valor total deste contrato é de R$ 48 mil.
Fonte: Divulgação
FORÇA DA MARCA
“Signo de Comando da empresa, sua forma quadrada é um estímulo que desencadeia associações a partir de sua percepção”.
É desta forma que a Companhia do Metropolitano de São Paulo descreve seu logotipo, um quadrado “forma rica em arestas, associado ao domínio da racionalidade, da impessoalidade e, historicamente, aos pontos cardeais”.
A Marca da Companhia do Metrô de SP em seu contexto semântico, refere-se à sua expansão radial, em direção aos quatro pontos cardeais, conotando o sentido direcional do ir-e-vir, do levar-e-trazer, do subir-e-descer, sua velocidade e sua característica essencial: a inter-relação de suas linhas.
Esta marca já presente no imaginário do paulistano vem sendo usada na comercialização de alguns produtos licenciados pela Companhia, mas agora a empresa decidiu formular uma política definitiva a respeito.
COMO É HOJE
O mercado mundial de licenciamento de marcas de credibilidade já é adotado nos metrôs de Londres, Nova York, Tóquio e Madri. As regras criadas pelo Metrô de SP estabelecendo critérios para o licenciamento e exploração de sua marca são de 2012.
Na época, o presidente Sérgio Avelleda explicava a intenção do projeto: “O objetivo é tanto aumentar as receitas não tarifárias da companhia quanto reforçar a valorização da marca e estimular o uso desse meio de transporte. Tenho certeza de que a aceitação vai ser boa. Todo mundo ama o Metrô.”
O primeiro contrato assinado em abril de 2014, válido por um ano, consistia no uso do logotipo, mapa da rede, imagens e ícones arquitetônicos do sistema metroviário. Dava direito à comercialização de produtos como capa de Ipad, bolsas, nécessaire, chaveiros, artigos de escritório, caneca, entre outros.
A primeira loja licenciada para comercializar produtos com a logomarca da Companhia foi inaugurada no dia 23 de abril de 2014, no mezanino da Estação Consolação, da Linha 2-Verde.