[Internacional] A previsão de brinquedos Licenciados Global 2025

A License Global prevê quais brinquedos deixarão sua marca no novo ano

A indústria de brinquedos está prestes a passar por um crescimento transformador em 2025. Impulsionada pela inovação tecnológica, mudanças nas prioridades dos consumidores, iniciativas de sustentabilidade e o contínuo aumento das compras motivadas pela nostalgia, as principais empresas de brinquedos, como LEGO, Mattel e Hasbro, estão ajudando a redefinir o futuro da brincadeira para crianças e adultos. A License Global analisa as tendências estabelecidas, emergentes e previstas no mercado de brinquedos para descobrir os fatores que impactarão os próximos 12 meses.

Olhando para trás para ver o futuro

A permeação da cultura kidult definiu o mercado de brinquedos e jogos em 2024, juntamente com tendências como a presença omnicanal das marcas de brinquedos, o apelo da nostalgia, o cross-play multigeracional e a flutuação das prioridades dos consumidores. Embora inúmeras oportunidades e tendências impulsionem a atividade no mercado de brinquedos e jogos, não faltaram desafios, já que a confiança do consumidor impacta as vendas no varejo.

A análise da Circana sobre o primeiro semestre de 2024 confirmou uma queda global nas vendas de 1% e atividade flutuante entre os tipos de produtos e categorias de brinquedos. Nos EUA, o mercado manteve-se estável, com uma redução de apenas 0,4%, e 3 das 11 categorias de brinquedos apresentaram crescimento nas vendas, lideradas por conjuntos de construção e impulsionadas principalmente pela demanda dos adultos por LEGO Icons, gerando um crescimento de 25% em dólar.

Brinquedos exploratórios e outros tiveram um crescimento de 9% devido aos cards de colecionador de esportes da NBA e NFL, enquanto veículos também viram crescimento impulsionado pelo Monster Jam.

As 10 principais propriedades no mercado de vendas de brinquedos dos EUA foram Barbie, LEGO Icons, NFL e NBA. A Jazwares manteve uma impressionante proporção de produtos na categoria dos brinquedos mais vendidos com os Squishmallows, enquanto LEGO, Mattel, Zuru e Pokémon desempenharam papéis vitais na lista.

A atividade global caiu um ponto de janeiro a junho de 2024 em comparação a 2023. No entanto, o impulso entre os consumidores mais velhos, como fãs adultos e colecionadores, levou a Circana a prever mais empolgação em relação aos brinquedos à medida que se aproxima a temporada de festas – especialmente em conjuntos de construção, pelúcias, pets interativos robóticos e colecionáveis globalmente.

As principais questões são: o setor de brinquedos manterá seu curso e quais tendências continuarão a moldar a indústria de brinquedos como a conhecemos? Ao compilar dados de pesquisa para os relatórios de Principais Agentes de Licenciamento Global da License Global e Principais Licenciadores Globais, descobrimos que os brinquedos continuam sendo uma parte essencial da estratégia futura para os proprietários de marcas que buscam engajar o público pelo corredor de brinquedos no próximo ano.

Em ambas as pesquisas, 39,4% dos proprietários de marcas e agentes enfatizaram a importância contínua dos brinquedos no futuro do negócio de licenciamento de marcas de US$ 356,5 bilhões. Brinquedos e jogos há muito são uma parte essencial do ecossistema de marcas, permitindo que crianças (e agora adultos) se envolvam com suas propriedades intelectuais e comunidades favoritas por meio de brincadeiras, fandom e colecionáveis.

Kidults Continuam a Dominar o Mercado de Brinquedos

A cultura kidult, uma tendência de fãs da Geração Z à Geração X que compram brinquedos para si mesmos, cresceu e se tornou um dos principais motores das vendas de brinquedos em 2024 em todo o mundo. Somente nos EUA, os adultos representaram US$ 1,5 bilhão das vendas de brinquedos do primeiro trimestre deste ano, segundo a Circana, mantendo à distância a queda global e mantendo os adultos engajados com as marcas.

43% dos adultos nos EUA compraram um brinquedo para si mesmos no último ano, impulsionando novas atividades em torno de marcas como Hot Wheels, Pokémon Trading Cards e cartões esportivos da NFL/NBA. Na Europa, os adultos geraram mais de US$ 4,8 bilhões em compras de brinquedos em 2023, com jogos de tabuleiro e marcas nostálgicas no Reino Unido, França, Itália, Alemanha e Espanha impulsionando um aumento de 5,5% nas vendas.

“Com uma paixão por jogos de tabuleiro, quebra-cabeças e coleções, uma dose pesada de fandom e um toque de nostalgia, parece que os ‘meninos maiores’ e os adultos estão redefinindo o mercado de brinquedos”, diz Frédérique Tutt, consultora global da indústria de brinquedos da Circana. “Apesar do aumento no custo de vida, os fãs de brinquedos e jogos sabem o que gostam e estão dispostos a gastar dinheiro com isso. Em certa medida, isso se deve a grupos de consumidores com bolsos mais profundos que podem se permitir satisfazer suas paixões, mas agora também estamos vendo um aumento no número de colecionadores sérios de brinquedos, fãs da cultura pop e aqueles que levam os jogos, quebra-cabeças e brincadeiras a outro nível.”

A cultura Kidult não mostra sinais de desaceleração em 2025, à medida que a nostalgia, a colecionabilidade e o fandom aumentam nas comunidades de consumidores e nas estratégias de licenciamento de marcas em todo o mundo. Marcas importantes, como Hasbro, Mattel, LEGO e outras, acomodam a cultura kidult com divisões e filiais dedicadas, como a Hasbro Pulse, uma convenção de fãs dedicada que apresenta novas colaborações voltadas para adultos e brinquedos inspirados em retro, como a detalhada série Black Series de “Star Wars”. A Mattel tem linhas dedicadas, incluindo Mattel Creations, que colaboram com artistas e pioneiros culturais para coleções de edição limitada, juntamente com uma base de fãs crescente e leal de adultos que cresceram com as linhas icônicas de brinquedos da marca. LEGO Icons, uma marca para consumidores a partir dos 18 anos, apresenta linhas em colaboração com todos, desde Pharrell Williams e clássicos automotivos retro até SEGA, “Transformers” e “Senhor dos Anéis.”

A nostalgia continua a ser um motor significativo das vendas de brinquedos, particularmente com o ressurgimento de marcas retrô e reboots. A influência dos millennials e da Geração X, que cresceram com brinquedos clássicos e agora os compartilham com seus filhos, levou a um revival de IPs de herança. Em 2024, as empresas de brinquedos capitalizaram essa tendência com reboots bem-sucedidos de franquias como Transformers, Barbie e Teenage Mutant Ninja Turtles.

Os brinquedos licenciados relacionados a filmes representaram 32% do mercado total de brinquedos na primeira metade de 2024, um crescimento de 6% em relação ao ano anterior. Segundo Tutt, grande parte desse crescimento é impulsionada pela atratividade intergeracional e pelo merchandising relacionado a filmes. O sucesso de grandes longas-metragens, como “Barbie” e “TMNT: Mutant Mayhem”, impulsionou as vendas de suas linhas de brinquedos correspondentes, e essa tendência deve continuar em 2025.

O motor por trás da tendência kidult é mais do que apenas retro ou relacionado a filmes; com a maioria das marcas agora mantendo um patrimônio como marcas queridas e de longa data, elas estão se transformando em pontos de contato multigeracionais para famílias e consumidores mais velhos em busca de uma dose de nostalgia. A Sesame Workshop é outra marca que engaja com sucesso públicos de todas as idades ao criar uma linha de produtos inspirados no beisebol, pensando nos fãs adultos.

Aproveitando os lançamentos altamente bem-sucedidos do ano passado de novos itens para fãs adultos, a Sesame Workshop, a organização sem fins lucrativos global por trás do icônico programa, continua suas colaborações de produtos kidult com marcas amadas e criadores da cultura pop que se especializam em colecionáveis, fantasias, quadrinhos e mais, disponíveis neste outono com Funko e outras marcas.

À medida que a indústria de brinquedos se prepara para 2025, podemos esperar que mais marcas se conectem ao poder duradouro da nostalgia e do entretenimento. De acordo com a Statista, a indústria global de brinquedos deve crescer de $141 bilhões em 2022 para $230 bilhões, impulsionada pelo jogo intergeracional e pelas IPs retro.

Hasbro’s The Gameroom

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