O novo projeto da Spielwarenmesse, a Fundação Spirit of Play, organizou uma campanha
especial de Natal no Brasil: Três fabricantes locais – Xalingo Brinquedos, Usual Brinquedos e
Doce Brinquedo – doaram brinquedos a uma organização social de Osasco, na grande São
Paulo, em meados deste mês de dezembro. A entrega dos brinquedos foi realizada pelo
escritório de representação da Spielwarenmesse no Brasil, a BERG Eventos e Negócios, que
mantém excelentes relações com as empresas locais.
Brinquedos educativos presentes na festa
Após o lançamento bem-sucedido da Fundação Spirit of Play pela Spielwarenmesse em
meados de setembro em Mumbai, na Índia, seguiu-se uma surpresa de Natal no Brasil. Em
torno de 100 crianças e jovens entre dois e 17 anos receberam brinquedos no Instituto Eclésia (https://institutoeclesia.org.br). A empresa Xalingo Brinquedos ofereceu quebra-cabeças 2D e 3D para colorir, bem como lousas e casinhas de bonecas. A Usual Brinquedos participou da campanha com caminhões e brinquedos de mini cozinha. Para completar a alegria, os slimes foram doados pela Doce Brinquedo. Débora Creutzberg e Adriana Martins, as representantes brasileiras da Spielwarenmesse, embrulharam todos os presentes de Natal e entregaram pessoalmente às crianças. „Ficamos muito felizes porque as crianças do nosso projeto não possuem muitas oportunidades de receber seus próprios brinquedos” diz o fundador e diretor do centro, Jhonata de Sousa Pereira. Seu projeto Favela Cultural no Instituto Eclésia oferece um programa baseado em música, oficinas de arte, esporte e apoio socioemocional – em um bairro cercado por muitos problemas e que não oferece às crianças espaços públicos para o lazer.
Projeto para o ano inteiro
É exatamente aqui que entra a Fundação Spirit of Play. “Por um lado, trata-se de ajudar e espalhar alegria. Ao mesmo tempo, como uma empresa internacionalmente ativa, queremos aumentar a consciência global de que “brincar é uma necessidade básica”, afirma Christian Ulrich, CEO da Spielwarenmesse eG. A próxima participação na campanha de doação está aberta a todos os expositores da Spielwarenmesse (28 de janeiro – 1 de fevereiro de 2025), que serão informados separadamente. Os brinquedos fornecidos pelas empresas beneficiarão a instituição Kinderhaus em Nuremberg e a Kinderlachen e. V. em Dortmund, ambas na Alemanha.
Imagens: Eduardo Couto