A License Global investiga as últimas tendências em licenciamento de alimentos e bebidas
O licenciamento de alimentos e bebidas continua em ascensão. A receita global de vendas de mercadorias licenciadas aumentou 5,3% de 2022 a 2023, de acordo com o Estudo da Indústria Global de Licenciamento da Licensing International, sinalizando uma oportunidade crescente para produtos licenciados no mercado de F&B. Os agentes corroboraram isso na pesquisa, afirmando que mais empresas estão licenciando alimentos e bebidas, e o apetite por essas colaborações está crescendo entre os consumidores. Os dados da License Global mostraram que F&B é a terceira categoria mais pesquisada entre seu público. Esses pontos de dados sugerem que os profissionais de licenciamento não apenas veem esse espaço como uma oportunidade de crescimento empresarial, mas o comportamento do consumidor também corrobora isso.
Licenciamento para Alimentos
De supermercados a kits de refeição e restaurantes, os consumidores têm mais opções do que nunca quando se trata de produtos alimentícios licenciados. Molhos, sobremesas, refeições congeladas, bebidas alcoólicas e muito mais estão ocupando as prateleiras das lojas. A New Holland Brewing & Distilling Co. anunciou uma nova linha de produtos Dragon’s Milk em colaboração com a divisão Wizards of the Coast da Hasbro para celebrar o 50º aniversário de Dungeons & Dragons. A V8 e os Grillos Pickles anunciaram uma nova mistura para Bloody Mary, combinando suco de tomate V8 com um sabor natural de pepino e especiarias da salmoura exclusiva da Grillo. A Pringles recentemente trouxe de volta seus sabores inspirados em “Hot Ones”. Até mesmo IPs futuras como “Wicked” estão entrando na diversão de alimentos e bebidas, com a Absolut revelando coquetéis e experiências e a Betty Crocker apresentando uma mistura para cupcakes inspirada no filme.
Os restaurantes oferecem refeições temáticas ou até mesmo produtos licenciados para propriedades intelectuais (IPs). A Kura Sushi, uma casa de sushi giratório com locais no Japão, Taiwan e nos EUA, anunciou uma nova parceria com a Nintendo of America para apresentar a franquia de videogames “Pikmin” em suas unidades nos EUA. Através do Sistema de Prêmios Bikkura Pon da Kura Sushi, os clientes podem levar para casa uma variedade de colecionáveis exclusivos de Pikmin, incluindo chaveiros de acrílico, marcadores magnéticos e suportes para telefone, além de um raro chaveiro de acrílico do Pikmin Trio, disponível em quantidades limitadas. Membros do Kura Sushi Rewards também são elegíveis para uma camiseta Pikmin x Kura Sushi como parte de um sorteio exclusivo na loja.
“Desenhamos a coleção para aprimorar a experiência gastronômica e transportar os clientes para o mundo encantado de ‘Pikmin’ enquanto desfrutam de nossa autêntica culinária japonesa”, diz Sally Kurosaki, gerente de promoções e licenciamento da Kura Sushi USA.
Kits de refeição e conjuntos de alimentos também têm opções licenciadas. A Williams Sonoma anunciou o lançamento de uma coleção exclusiva com o chef e restaurateur Jean-Georges Vongerichten, incluindo oito produtos alimentícios. O serviço de kits de refeição, HelloFresh, se inspirou em “Friends” com um kit de refeição de trifle, inspirado em um dos episódios de Ação de Graças da série.
“‘Friends’ é um show icônico, e os episódios de Ação de Graças são especialmente memoráveis, então recriar a mistura do trifle inglês da Rachel com a torta de pastor foi um desafio culinário empolgante para nós”, diz Michelle Doll Olson, gerente sênior de desenvolvimento culinário da HelloFresh EUA.
Licenciamento de Alimentos e Fitness
Consumidores apaixonados por fitness estão recorrendo a produtos licenciados para atingir suas metas de proteína, aumentar a energia e mais. A Golden Gaytime da Street fez uma parceria com a empresa de alimentos saudáveis e suplementos, Macro Mike, para lançar um pó de proteína de amêndoa inspirado na Golden Gaytime, em edição limitada. A C4 Energy anunciou uma parceria com a The Hershey Company, transformando marcas de doces conhecidas como Jolly Rancher, Hershey, Reese’s e Bubble Yum em uma linha de bebidas energéticas, suplementos pré-treino e pós-treino e pós de proteína. A Fit Butters, conhecida por suas manteigas de noz premium, trabalhou com a equipe da Post Consumer Brands para criar duas novas manteigas de caju inspiradas nos cereais Fruity e Cocoa PEBBLES. Até marcas de esportes e fitness estão se expandindo para o setor de alimentos e bebidas. A Reebok anunciou uma parceria com a Generation Joy para distribuir suplementos de proteína e colágeno, vitaminas, suplementos pré e pós-treino e suplementos de hidratação com a marca Reebok nos EUA e no Canadá. “Uma linha de suplementos nutricionais de desempenho é uma extensão natural para a Reebok, reforçando seu compromisso com o esporte e o bem-estar”, diz Steve Robaire, vice-presidente executivo da Reebok na Authentic. “Essas extensões naturais abrem caminho para infinitas oportunidades de produtos licenciados para amantes de alimentos, amantes de fitness e além.”
Comida Fashion
Todo mundo precisa de comida, e muitas pessoas adoram comida. Tanto, na verdade, que itens alimentares se tornaram ícones da cultura pop, resultando na criação de inúmeras coleções de moda inspiradas na comida.
Veja o estilista de celebridades, Law Roach, que recentemente se uniu à Pepsi para criar uma linha de moda.
“Trabalhar com a Pepsi é uma oportunidade de unir dois mundos que conheço tão bem – moda e cultura pop”, diz Roach. “Esta coleção é uma celebração da individualidade e da autoexpressão, valores que a Pepsi e eu compartilhamos. Juntos, criamos uma coleção que ajudará as pessoas a abraçar seu estilo único enquanto se conectam com a história e a energia icônica da marca Pepsi.”
A marca de moda de alto padrão, kate spade new York, também entrou na tendência de mercadorias inspiradas em comida, criando acessórios inspirados em M&M’S.
“A marca M&M’S sempre se comprometeu a unir as pessoas por meio da diversão colorida”, diz Jane Hwang, gerente geral global da M&M’S. “Fazer parceria com uma marca como a kate spade new york, conhecida pela alegria e pelas celebrações do dia a dia, é o complemento perfeito para esta temporada de festas. Esperamos que a coleção especial surpreenda e encante nossos fãs enquanto eles exibem suas marcas favoritas de uma maneira icônica.”
A Pop-Tarts anunciou o lançamento do Pop-Tarts Crunchy Poppers Pullover em celebração aos novos snacks em tamanho bite-size da marca. Essas jaquetas foram feitas em colaboração com o designer de roupas de upcycling, Andrew Burgess, da Vivid Visions.
Aqueles que desejam emular alimentos para a temporada de Halloween tiveram muitas opções este ano, com a Spirit Halloween oferecendo fantasias de Butterfinger e a Rasta Imposta lançando fantasias de International Delight Coffee Creamer.
Ao construir um momento cultural ou estilo de vida em torno de uma marca de alimentos, as empresas têm a oportunidade de aproveitar o amor dos consumidores por comida de uma maneira totalmente nova. O entusiasmo por alimentos, restaurantes e mais pode ser comunicado por meio de produtos licenciados. Este não é apenas um espaço a ser observado, mas também um espaço que a indústria de licenciamento pode continuar a capitalizar.
Fonte: Licensing Global