Pais e filhos estão se preparando para o início do ano letivo, e a compra de materiais escolares é uma parte essencial dessa preparação. De acordo com a pesquisa Back to School: Analisando a volta às aulas através do material escolar, hábitos de consumo de lanches e influência no lar, realizada pela Kids Corp, cerca de 13% das crianças gastam seu próprio dinheiro com os itens escolares. Entre crianças de 6 a 12 anos, esse número sobe para 17%.
A pesquisa, realizada ao longo de 2024, entrevistou 5.750 crianças e adolescentes de 3 a 17 anos, além de 1.320 pais e mães, pertencentes às classes A, B e C+. A amostra é representativa em todo o território nacional.
Quando gastam seu próprio dinheiro, os materiais escolares não são a prioridade das crianças. Esses itens ocupam a oitava posição na lista de compras, que é liderada por roupas, calçados e acessórios, com 35% das crianças gastando nessa categoria. As outras prioridades de consumo incluem:
- Alimentos e bebidas (33%)
- Alimentação fora de casa (32%)
- Brinquedos (24%)
- Cinema e teatro (21%)
- Cabeleireiro (20%)
- Produtos de higiene pessoal e cosméticos (15%)
Quanto à origem desse dinheiro, os entrevistados indicam que, na maioria das vezes, recebem dinheiro de seus pais ou responsáveis. Além disso, 24% dos adolescentes recebem uma mesada, e 19% afirmam que recebem ambos os tipos de subsídio.
A relação com os eletrônicos
A pesquisa também revela a forte conexão de crianças e adolescentes com a tecnologia. O smartphone lidera, sendo usado por 83%, enquanto 71% já o possuem. A smart TV vem em segundo lugar, sendo utilizada por 69% e possuída por 34%. Outros eletrônicos populares incluem fones de ouvido (32% de uso e 24% de posse), computador de escritório (32% de uso e 12% de posse) e videogame (22% de uso e 14% de posse).