A Spielwarenmesse é o destaque do setor no ano e, de 28 de janeiro a 1º de fevereiro de 2025, ela encantará o mundo dos brinquedos internacionalmente pela 74ª vez. Este evento em Nuremberg continua sendo um ponto de encontro imprescindível para negócios e networking. O organizador, Spielwarenmesse eG, tem algumas inovações pioneiras para atender às futuras demandas do mercado e fortalecer ainda mais sua posição como o principal evento B2B do mundo. Os visitantes e compradores podem esperar uma estrutura de pavilhões orientada para o futuro, novos produtos inovadores, junto com Specials exclusivos e muitas oportunidades de networking.
Plataforma central da indústria
De líderes de mercado consolidados a startups inovadoras, de marcas clássicas a estrelas em ascensão do setor – a Spielwarenmesse no final de janeiro representa toda a diversidade da indústria internacional. 2.362 expositores de 71 países apresentarão a impressionante diversidade de seus produtos, juntamente com suas estratégias e visões, para tomadores de decisão do comércio, em uma área ainda maior de 175.000 m². “Continuamos a desenvolver o conteúdo da Spielwarenmesse e, ao usar um pavilhão adicional, criamos novas estruturas que beneficiarão muito todo o setor”, explica Christian Ulrich, porta-voz do conselho da Spielwarenmesse eG. “Além disso, com uma série de eventos de networking – todos realizados em uma atmosfera agradável e descontraída – estamos incentivando as trocas de opiniões cada vez mais importantes que ocorrem entre os participantes.” Um estudo recente da Associação Alemã de Feiras (AUMA) confirma o alto valor atribuído a esses eventos, mostrando que 60% dos contatos comerciais não se desenvolveriam da mesma forma por meios digitais.
Grupos de produtos eficientes
13 grupos de produtos em 18 pavilhões exibirão para os visitantes comerciais e compradores a rica diversidade do mundo dos brinquedos. Com a nova distribuição dos pavilhões, a visitação à feira se torna ainda mais eficiente. Atendendo à demanda popular, o grupo de produtos “Artigos Escolares, Papelaria e Design Criativo” estará pela primeira vez em seu próprio pavilhão (Pavilhão 2), reunindo toda a gama de artigos de papelaria, com grande potencial, especialmente nas áreas de volta às aulas e produtos criativos. Além disso, o espetacular Pavilhão 3C será utilizado pela primeira vez com uma atmosfera convidativa, oferecendo o cenário ideal para dois segmentos em crescimento: Artigos para Bebês e Crianças Pequenas e Produtos de Estilo de Vida. O acesso direto deste pavilhão aos Pavilhões 1, 2 e 3 reforça as sinergias com as categorias vizinhas. No Pavilhão 7, a categoria Ferrovias e Construção de Modelos se aproxima de Brinquedos Técnicos, Brinquedos Educacionais e Brinquedos de Ação, enquanto Serviços para Comércio e Indústria cobre áreas como serviços de marketing, embalagens, sistemas de caixa e comércio, e institutos de testes. Este pavilhão também continua sendo o lar do grupo de produtos Esportes, Lazer e Produtos para o Ar Livre, que se expande ainda mais para o Pavilhão 7A.
Dinâmicas e tendências
Um tema em destaque é um grupo de adultos com grande poder de compra – os “Kidults”. Segundo a Circana, o mercado europeu de brinquedos para adultos e adolescentes com 12 anos ou mais é avaliado em 4,5 bilhões de euros, representando 30% do mercado total de brinquedos na Europa. Os brinquedos para Kidults, com suas áreas de “Colecionáveis”, “Fantasia Criativa” e “Jogos de Tabuleiro”, têm uma posição de destaque na entrada central e oferecem uma gama altamente variada de atividades ao vivo com promotores de jogos experientes. O ToyTrends, da mesma forma, aproveitará uma localização atraente na entrada central. Suas tendências foram selecionadas em colaboração com membros do TrendCommittee de 11 países e identificam dois temas que moldarão o próximo ano de negócios. Enquanto “Anime & Friends” representa produtos e licenciamento na área de Anime e Manga, o foco de “Healthy Heroes” é movimento, mindfulness e alimentação saudável.
Specials inspiradores
Os Specials no Pavilhão 3A prometem ainda mais inspiração valiosa para quem seleciona suas linhas de produtos. A New Product Gallery oferece uma visão compacta das novas introduções dos expositores. Este ponto de inovação, originado pelas ideias criativas de jovens talentos, é complementado pela StartupArea vizinha. O Toys go Green Special também está posicionado em um novo ambiente: no Pavilhão 3C, esta área coloca os holofotes nos brinquedos sustentáveis e compartilha conhecimentos relevantes sobre o assunto. Enquanto isso, uma nova área de atividades contribui para a experiência perfeita do visitante: no Sports, Leisure, Outdoor Special (Pavilhão 7A), uma área de testes de 500 m² incentiva os visitantes a experimentar ativamente os produtos. Para esportes com bola e outros jogos de lazer, haverá uma área de jogo disponível. Para brinquedos de montar, patins e bicicletas, haverá uma pista de testes com obstáculos e diferentes superfícies. O Chilli Pro Scooter Stunt Show, que acontece duas vezes ao dia no halfpipe, é bastante espetacular.
Compartilhamento concentrado de conhecimento
Além das inovações e do networking, outro papel da Spielwarenmesse é a aquisição de conhecimentos sobre brinquedos. Há 20 anos, o Toy Business Forum tem atuado para garantir isso. A área de apresentações comemora este aniversário com um novo design de estande e um programa expandido, começando com o ToyPitch, como parte do PressDay, em 28 de janeiro. Aqui, os expositores farão apresentações amigáveis à mídia de suas inovações de produtos em uma série de apresentações rápidas. Além disso, haverá podcasts ao vivo com convidados empolgantes. Durante os intervalos para o almoço, uma banda e barracas de comida proporcionarão uma oportunidade para networking descontraído. À tarde, haverá apresentações sobre tendências em brinquedos e varejo, inteligência artificial, digitalização, sustentabilidade e Kidults. O LicenseLounge no foyer do NCC West, por sua vez, serve como ponto de encontro para licenciadores, licenciados e varejistas, abrangendo tudo relacionado ao mercado de licenciamento. O potencial é enorme: de acordo com o Global Licensing Industry Study 2023 da Licensing International, o faturamento mundial com bens e serviços licenciados chega a US$ 357 bilhões. Em colaboração com a associação global, o LicenseLounge oferece uma área de networking, além dos LicenseTalks.
Eventos de networking movimentados
A Spielwarenmesse oferece muitas oportunidades para conversas cara a cara. Um dos destaques é a apresentação do ToyAward, que pode ser assistida ao vivo pelo público na quarta-feira, 29 de janeiro. Os vencedores deste importante prêmio da indústria receberão seus prêmios em seis diferentes categorias de produtos, a partir das 10h30, no Toy Business Forum. Os fãs de veículos modelo poderão aproveitar uma estreia muito especial na quinta-feira, 30 de janeiro: na cerimônia de indução ao Model Car Hall of Fame (MCHOF), a comunidade diecast do hobbyDB – o banco de dados de colecionáveis de crescimento mais rápido do mundo – homenageará os pioneiros da indústria de veículos em miniatura. A partir das 18h, os expositores convidam os visitantes da Spielwarenmesse a se juntarem a eles em seus estandes para um descontraído RedNight, onde poderão encerrar o terceiro dia da feira com uma bebida deliciosa, destaques culinários e boa música, enquanto fortalecem seus contatos. Na sexta-feira, 31 de janeiro, a Internationale Spieleerfindermesse – Game Inventors Convention será o ponto de encontro exclusivo para a comunidade global de jogos. Em 150 mesas no Nível 1 do NCC Mitte, autores de jogos de 19 países apresentarão seus protótipos a editores de editoras de jogos, à imprensa e criadores de conteúdo. Em seguida, a GamingHour proporcionará uma oportunidade para celebração, networking e mais jogos. Há muitas oportunidades também para representantes da mídia já a partir do primeiro dia da feira: para o PressDay, os expositores são convidados a dar destaque a suas novas introduções com atividades atraentes diretamente em seus estandes.
“Com tendências pioneiras e novo potencial, a Spielwarenmesse oferece um estímulo importante para o próximo ano a todos os participantes. O aspecto humano é ainda mais enfatizado com os diferentes eventos, criando aquelas experiências inesquecíveis que reforçam a coesão na comunidade internacional de brinquedos”, conclui Christian Ulrich.